TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DE CUSTOS

Tese: CONCEITOS DE CUSTOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

CONCEITOS DE CUSTOS

Custo é todo gasto que vem a representar a fabricação de um determinado produto ou da prestação de um serviço.

Quando se estabelece um preço de custo, logo se determina o preço de venda do produto em questão.

O custo é calculado a partir das somas dos valores da matéria prima, preço da mão de obra, direta e indireta do determinado.

Uma análise bem feita e bem elaborada dos custos da empresa, permite conhecer quando, o que, como, em que medida e o que possibilita uma melhoria num determinado produto ou até mesmo uma melhoria no seu preço, mantendo sua qualidade e por que não dizer que, possa ter uma melhora na administração da empresa, futuramente.

Em outras palavras, o custo refere-se ao esforço econômico que deve ser feito para realizar um objetivo operacional, como pagamento de salários, pagamento de fornecedores, obtenção de financiamentos, compra de matéria-prima, etc).

Quando o custo é calculado de forma errônea, logo a empresa tende a perder dinheiro. Se o custo é bem calculado, a empresa terá lucro.

http://conceito.de/custo - Acesso em 30.09.2014

CONCEITO DE DESPESAS

Despesa é tudo aquilo que se refere a um gasto, tendo em vista que não afetará o valor do custo de um produto em sua fabricação, a empresa não perderá e nem ganhará.

O gasto da despesa é um valor que tem no seu lançamento a essência de aumentar as perdas e diminuir os benefícios.

Essas despesas podem ser classificadas como um gasto rotineiro, sendo ele uma instalação de internet, uma manutenção na parte elétrica, compra de material de escritório ou algo do tipo.

Tendo em vista que o custo e os investimentos são bem dispendiosos, temos que analisar que esse custo será para que a empresa tenha um retorno futuro. Por exemplo, se a empresa gasta um valor comprando matéria-prima, logo essa matéria-prima será revertida em um produto final que logo gerará receita para a empresa, portanto, não é simplesmente uma despesa.

De acordo com a óptica empresarial, os lucros devem ser maiores que as despesas para que haja maior rentabilidade.

Trata-se mais de um controle do que sai do caixa da empresa, para que suas obrigações mensais sejam supridas.

http://conceito.de/despesas - Acesso em 30.09.2014

CONCEITO DE PERDA

É todo bem e serviço que são consumidos de forma anormal e involuntária. Não dá pra se confundir com a despesa e com o custo, justamente por suas características involuntárias e anormais. Exemplos bem comuns de perdas são: incêndios, estoques obsoletos, etc.

São itens que vão direto para as contas de resultados (aparecem no DRE).

É muito comum o uso dessa expressão “PERDA” de material de fabricação de vários bens, no entanto, quase a totalidade dessas perdas, se tornam um custo, já que são produtos usados para a fabricação do produto.

Um exemplo bem comum nessa questão de perda, é uma greve. A mão-de-obra utilizada para fabricar o produto ou para o manuseio de uma máquina, se parar, não há produção.

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-diferenca-de-gasto-custo-e-perda/26564/ - Acesso em 30.09.2014

CONCEITO DE CUSTOS DIRETOS

É todo custo que pode ser identificado e apropriado para cada tipo de obra, no momento de sua ocorrência, está ligado diretamente na fabricação de um produto , linha de produto ou centro de custo.

Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com