TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS SOBRE A GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS

Seminário: CONCEITOS SOBRE A GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Seminário  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

2 - CONCEITOS SOBRE A GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS

Para garantir competitividade as empresas estão criando sinergia na cadeia de produção, envolvendo desde o fornecedor de matéria prima, até chegar ao consumidor final, neste trajeto várias empresas são envolvidas na cadeia de produção, criando condições dia a dia para serem mais competitivas.

Analisando os custos sob uma visão sistêmica existe uma interdependência entre as empresas que participam do processo, no ambiente composto por clientes e fornecedores.

A gestão estratégica de custos exige que todas as empresas que fazem parte da cadeia de valor estejam empenhadas em conhecer não só os seus custos, mas também os dos seus fornecedores, bem como dos seus clientes até chegar ao consumidor final, e a aceitação do mercado é que será o termômetro que vai medir o grau de empenho das entidades envolvidas.

Para o sucesso da análise de custos, alguns conceitos estratégicos terão que ser vistos:

• CADEIA DE VALOR: ações desenvolvidas em um determinado seguimento de mercado, com intuito de criar melhorias em todas as empresas interdependentes.

• POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO: verificar as possibilidades, olhando para fora da organização.

• DIRECIONAMENTO DE CUSTOS: os esforços são focados em um determinado sentido, possibilitando uma maior sinergia para conquistar o objetivo traçado.

Com a interação das organizações da mesma cadeia de valores, faz-se necessário um maior entendimento das suas relações, tendo em vista a sua sobrevivência nos mercados que pertencem.

A organização tem que compreender o funcionamento da cadeira de valores não apenas o seu ambiente, mas conhecer o seu fornecedor bem como o seu cliente, até chegar ao consumidor final, para isso devemos observar dois pontos distintos no planejamento estratégico: seu foco será produzir um produto com menor custo ou será um produto diferencia do diferenciado no mercado? É de vital importância esta definição.

Outro ponto importante na gestão estratégica é o direcionamento dos custos, neste cada etapa da cadeia de valores será capaz de identificar onde é necessário melhorias para se produzir com menor custo ou entregar um produto diferenciado para o cliente final.

3 - CRÍTICAS À GESTÃO DE CUSTOS TRADICIONAIS.

Se comparada a gestão de custos tradicional à gestão estratégica de custos, verificamos que a tradicional é muito limitada, pois ela observa apenas o interior da empresa, não faz uma leitura no ambiente externo onde está inserida, é necessário compreender como funciona a cadeia de valor, observando nos detalhes cada etapa.

4 - CUSTO META.

Por meio do engajamento dos setores produtivo, o custo meta procura a redução de custos em todos os estágios da produção e começa já na fase de criação do projeto e se estende até a entrega do produto pronto, mas o custo meta vai muito além do ambiente interno da organização, ele envolve toda a cadeia de valor, onde a participação de todas as organizações é de fundamental necessidade.

5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com