TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONFERÊNCIA DA SAÚDE NO BAHI: BIOCHIMIA DE CERVEJA

Tese: CONFERÊNCIA DA SAÚDE NO BAHI: BIOCHIMIA DE CERVEJA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Tese  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

I CONGRESSO DE SAÚDE DO SUDOENTE DA BAHIA: BIOQUÍMICA DA CERVEJA.

Há cerca de 8000 mil anos a.c. originou-se a cerveja . A cerveja era produzida inicialmente pelos padeiros, devido a natureza dos ingredientes que utilizavam para produzir o pão: leveduras e grãos de cereais.

Para a produção de cerveja é usadas as seguintes matéria prima: Malte utilizado em cervejarias é obtido da cevada; Lúpulo são responsáveis então pelo aroma e amargor característico de lúpulo das cervejas; Água a principal matéria prima no decorrer de um processo cervejeiro, pois aproximadamente 92 a 95% do peso da cerveja são constituídos de água; Adjunto definido como um produto ou material que fornecem carboidratos para o mosto; Leveduras é dividido em: Lage levedura de baixa fermentação. Ale levedura de alta fermentação. O processamento de produção de cervejas pode ser dividido em operações essenciais: maltagem, brasagem, lavagem, filtração, fervura, fermentação e clarificação. Maltagem é o processo onde os grãos são preparados para a fabricação de cerveja; Brasagem o grão é moído e misturado com água quente num recipiente grande; Lavagem no processo de lavagem vai extrair o doce líquido que depois vai se transformar em cerveja; Filtração nesse processo a casca do malte serve como camada filtrante em seguida a camada filtrante é lavada, visando aumentar a extração do açúcar e elevar o rendimento do processo;

Fervura no processo de fervura visa a inativação de enzimas, extração de compostos amargos e aromáticos; Fermentação na fabricação de cerveja, é a conversão de carboidratos para dióxido de carbono e de álcoois ou ácidos orgânicos utilizando leveduras, bactérias, ou uma combinação das mesmas, sob condições anaeróbicas. Uma definição mais restrita de fermentação é a conversão química dos açúcares em etanol; Clarificação tem como objetivo deixar acerveja transparente e brilhante.

Fica evidente que cerveja é um alimento completo; contém água, hidratos de carbono, proteínas e um grande número de outros nutrientes, nomeadamente vitaminas, e ainda espécies químicas benéficas para a saúde como sejam compostos antioxidantes. Além disso, a cerveja é um dos alimentos mais isentos de metais pesados tóxicos .Um alimento a beber com moderação, devido aos efeitos nocivos deste composto. E para o seu melhor resultado deve-se seguir um processo burocrático e sistemático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com