TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE COMERCIAL

Trabalho acadêmico: CONTABILIDADE COMERCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  5.599 Palavras (23 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 23

b

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE 4

2.2 REGIME DE APURAÇÃO..................................................................................4

2.3 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES...................................................5

2.4 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS........................................8

2.5 OPERAÇÕES FINANCEIRAS DE ESTOQUES.................................................14

2.6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.....................................................................19

2.7 CONTABILIDADE E SUAS PERSPECTIVAS ....................................................20

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................22

REFERENCIAS..........................................................................................................23

APÊNDICES...............................................................................................................24

APÊNDICES A Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados.....................25

ANEXOS.....................................................................................................................26

ANEXO A Título do anexo..........................................................................................27

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho estudaremos vários assuntos para que possamos compreender o mundo das empresas. A busca pela melhor rentabilidade dos recursos, todo o investidor, gestor, procura alcançar, contudo no conteúdo que se refere a melhor aplicação, podemos mencionar que não existe a melhor aplicação, que realmente é fundamental é procurarmos entender como ela se realiza, sabendo como realmente ocorre o regime de capitalização composta, tem que saber também o quanto ele tem para investir, o que deseja ganhar, o tempo que pretende investir, e um “detalhe” fundamental que poderá ocorrer perdas, pois realmente o risco existe.

O controle que as empresas realizam as suas avaliações no Estoque mencionamos a existência do Inventário Periódico e Inventário Permanente, descrevemos também a avaliação do ativo que compreende: Custo Histórico, Custo Histórico Corrigido, Custo Corrente e Custo Corrente Corrigido, valores de saída e valores de entrada. Abordamos os princípios da Entidade da Competência, como também não podemos deixar de mencionar a Legislação Contábil como a Ética – Código de Conduta.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

O CFC (Conselho Federal de Contabilidade): “Art. 4º – O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição [...]”.

Ocorrem que muitos dos nossos empresários e administradores não praticam o Princípio da Entidade, uma vez que frequentemente misturam ou confundem finanças pessoais com finanças empresariais. Acham que a empresa é uma continuação da casa, do lar.

O Princípio da Entidade versa justamente sobre o cuidado ou sobre a relevância em entender que as “coisas” da empresa não devem e não podem ter relação com as “coisas” dos donos ou sócios. Mas o que se vê é totalmente o contrário. Exemplo: alguns administradores fazem retiradas do caixa da empresa para pagar dívidas pessoais (escolas particulares dos filhos, pagamentos de cartão de créditos, etc.)

Essa prática deverá ser banida, pois o controle e organização da empresa serão afetados, podendo consequentemente ocorrer até mesmo o fechamento da mesma. Portanto, a Pessoa Física deve ser separada da Pessoa Jurídica, caso contrário, certamente problemas na gestão da empresa surgirão.

O princípio da competência diz que todos os eventos, devem ser reconhecidos no período que ocorre, independente do pagamento ou recebimento, esta relacionado com o reconhecimento das receitas auferidas e das despesas incorridas em determinado período. Ex: se a empresa RIAN AIRAM COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS LTDA, faz uma venda de aspirador de pó e o pagamento será após 30 dias, mesmo assim deve ser incluída na apuração do resultado. As receitas e as despesas são atribuídas aos períodos de acordo com a real incoerência dos mesmos, isto é, de acordo com a data do fato gerador e não quando são recebidos ou pagos.

O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. Quando se constitui uma empresa, espera-se que ela tenha vida infinita. Tal admissão ( Vida útil indeterminada) permite registrar os fatos contábeis, as transações contábeis a valores da entrada, ou seja, o preço registrado no momento da transação, e não a valores de saída, o que seria uma espécie de liquidação da empresa.

2.2 REGIME DE APURAÇÃO

O Regime de Caixa as despesas e receitas serão reconhecidas somente quando do efetivo pagamento ou recebimento dos recursos. Este regime ele e usado por entidades filantrópicas, condomínios e empresas afins, pois para esses tipos de empresas, o que importa são as entradas e saídas de caixa/bancos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com