TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COOPERAÇÃO ECONÔMICA: ATIVIDADES ESCRITAS

Relatório de pesquisa: COOPERAÇÃO ECONÔMICA: ATIVIDADES ESCRITAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

UNIFACS - UNIVERSIDADE SALVADOR

GESTÃO COMERCIAL

VILSON JOSÉ DE PAULA

CONJUNTURA ECONÔMICA: ATIVIDADE ESCRITA

Salvador

2014

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL

QUESTÃO 1 (Valor: 1,5)

A leitura deste texto nos remete a um importante estudo microeconômico – Análise das Estruturas de Mercado. Das estruturas de mercado estudadas qual você acredita ser mais estimulada com o assunto central do texto? Comente sua resposta com base na teoria estudada. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

Resposta: Uma característica dominante da economia brasileira é o alto grau de empresas oligopolizadas em nossas indústrias. O mercado é dominado por um número pequeno de grandes empresas que tem um relativo controle de preços de seus produtos. As empresas para ganhar mercado usam de uma mássica campanha publicitaria e nunca através de reduções de preços, sendo que uma ação de uma empresa tem poder de influencia no setor , tornando-as interdependentes. Se tem notado cada vez mais frequente as fusões e aquisições na economia brasileira, grandes empresas comprando as menores, do mesmo segmento de atuação ou não, buscando cada vez consolidação e participação no mercado.

QUESTÃO 2 (Valor: 1,5)

. Ainda no âmbito microeconômico, como você vislumbra vantagens e/ou desvantagens para o consumidor? Explique com base nas leis da oferta e procura. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

Resposta: As operações de fusão e aquisição podem proporcionar benefícios e desvantagens ao consumidor, uma empresa bem mais estruturada e eficiente, apta a fornecer produtos e/ou serviços com mais ofertas, amplas e completos. Por outro lado há o risco de com o poder económico concentrado em poucos grupos a concorrência diminuir, a oferta do produto decrescer ou até mesmo deixar de ser fabricado, sendo substituído por um novo produto o que pode motivar um aumento de preços e até mesmo uma quebra na qualidade dos produtos e/ou serviços. Quanto a percepção do consumidor, uma empresa de celulose ecologicamente correta com outra indústria de papéis com um histórico pouco sustentável podem afugentar clientes ao consumo dos produtos fabricados por ela.

QUESTÃO 3 (Valor: 1,5)

Falando agora em termos agregados, como esse assunto pode interferir no nível geral de preços da economia? Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

Resposta: Fatores como Pib, inflação, oferta de moeda, renda, despesa, podem interferir no nível geral de preços da economia .

QUESTÃO 4 (Valor: 1,5)

Agora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com