TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DISCIPLINA DE ECONOMIA PARA ENGENHARIA

Por:   •  25/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DISCIPLINA DE ECONOMIA PARA ENGENHARIA

PROFESSORES: NAPIÊ GALVÊ e LEONARDO ROCHA

ALUNO: Leylane Silva Lemos

MATRÍCULA: 2019011169

Orientações para a resolução das questões:

Fonte: Times New Roman ou Arial

Tamanho: 12

Espaçamento 1,5

Obs: As atividades serão anuladas:

  • Duplicidade de redação por mais de um aluno, (de todos os alunos serão anulados)
  • Detecção de plágio. (todas as atividades serão passadas pelo detector de plágio)

ELASTICIDADE

1. Sobre a elasticidade-preço da demanda:

a) Quais os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda, e exemplifique cada caso? Mínimo de 10 linhas.

        A elasticidade-preço da demanda tem por definição a variação percentual na sua quantia de demanda, onde é ofertada uma alteração da porcentagem no preço do bem. Também é medida a sensibilidade, ou seja, as respostas de seus consumidores, na qual verifica-se uma variação no custo de um ou o serviço. Em conformidade com a elasticidade-preço de demanda, a mesma pode se classificar como: -Elástica: onde é fornecida uma variação percentual, logo a sua quantidade de demanda varia em sentido contrário; -Inelástica: é onde os consumidores são poucos sensíveis às variações de preços e o seu sentido também é contrário em relação a sua variação de demanda; -Elasticidade unitária: é onde os consumidores são a  maioria moderadamente sensíveis , logo reagem mais às variações de preços.

b) Por que a elasticidade-preço da demanda de sal é próxima de zero?

Explique. Mínimo de 04 linhas.

        Por que, o sal é considerado um bem essencial, pelo simples fato de ser pouco substituível, com pouco peso no orçamento e por ser um bem, ou seja, ele apresenta na elasticidade um preço-demanda próximo de zero, assim estima-se que, mesmo que o seu custo dobre, mesmo assim os seus consumidores irão mantê-lo em quantidades demandadas de sal.

2. Explique por que, quando a demanda é inelástica, aumentos do preço do produto devem elevar a receita total dos vendedores. Mínimo de 03 linhas.

        Por que, quando a demanda do produto é inelástica, logo acredita-se que não haja variação na quantidade demandada em relação quando existe um aumento de preço. Assim, o faturamento total sendo idêntico ao bem entre preço unitário e a sua quantia, logo se existir um aumento de preço, preservando a quantia contínua, deduzimos que terá um faturamento total.

3. Defina: elasticidade-renda, elasticidade-preço cruzada da demanda e elasticidade- preço da oferta. Mínimo de 12 linhas.

        A elasticidade-renda da demanda é a variação que ocorre com relação entre o percentual da quantidade de demandada e a renda do consumidor, onde a elasticidade-renda da demanda de produtos produzidos é maior que a elasticidade renda de bens básicos, ou seja, quanto mais superior for a renda, maior o consumo de bens produzidos. A elasticidade-preço cruzada da demanda pode ser definida como a variação da porcentagem da quantidade de demanda de um bem, ao qual é dada uma variação na porcentagem de custo de outro bem. Logo entende-se que serve como uma base para propostas de vendas e o crescimento de mercado. Já a elasticidade- preço da oferta, trata-se da variação de porcentagem da quantidade ofertada de um bem, onde é dada uma variação que há no percentual de preço desse bem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (43.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com