TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplinar Do Curso Superior De Tecnologia Em Análise E Desenvolvimento De Sistemas Da Universidade Norte Do Paraná - UNOPAR - Quarto Semestre.

Dissertações: Trabalho Interdisciplinar Do Curso Superior De Tecnologia Em Análise E Desenvolvimento De Sistemas Da Universidade Norte Do Paraná - UNOPAR - Quarto Semestre.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  1.219 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 Objetivo 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

4 CONCLUSÃO 11

5 REFERÊNCIAS: 12

1 INTRODUÇÃO

O Trabalho tem como base os assuntos abordados no 4 semestre com ênfase em Análise de Sistema de Informação.

Com base na descrição dos levantamentos de requisitos de uma Locadora de Livros, abordaremos os assuntos conforme escopo:

- Apresentar Vantagens e Desvantagens do Diagrama de Estado

- Listar as etapas do Diagrama de Implantação

- Apresentar como uma Locadora pode se ética e com praticas de responsabilidades social.

- Apresentar uma lista de livros de “Comunicação de Dados” para compor o acervo desta locadora.

- Elaborar um tutorial para a utilização de “Stored Procedures”

- Vantagens e desvantagens do uso do paradigma ORM.

2 OBJETIVO

Conforme a proposta deste trabalho, apresentaremos os faremos uma análise sobre a importância dos diagramas especificamente nos de Estado e Implantação. Apontaremos suas vantagens e algumas das principais perguntas para o levantamento de requisito de implantação.

Apresentaremos uma abordagem de com uma Locadora de Livros de como pode se enquadrar em conceitos éticos e de responsabilidade social.

No terceiro tópico do desenvolvimento listaremos alguns livros onde poderemos encontrar um vasto material sobre “Comunicação de Dados” que poderiam compor o acervo da Locadora.

Em nossa faze de desenvolvimento faremos uma demonstração do uso de Stored Procedures (procedimentos Armazenas) com a aplicação C#.

Por último apresentaremos um breve estudo sobre ORM.

.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 DIAGRAMA DE ESTADO E IMPLANTAÇÃO

São diagramas importantes que devem fazer parte de todo o projeto. Conhecendo a plataforma e ambiente em que o projeto será implantado, e visualizando todas as transições de estados, avaliaremos os diversos problemas que podem surgir no ambiente de produção.

3.1.1 Vantagens do diagrama de estado.

O diagrama de estado é usado em paralelo ao diagrama de Classes, pois através dele acompanharemos os diversos eventos solucionando em tempo os erros freqüentes eliminando as surpresas no ambiente de produção.

Demonstram todos os estados do objeto e a transição de um para outro, facilitando o entendimento do sistema, apesar da complexidade que possuem. Pode-se inclusive, serem usados para estados de validação de campos e de resultados do que se pretende obter, sendo esta sua principal vantagem.

Podemos exemplificar no ambiente proposto neste trabalho, que é a representatividade de uma Locadora de Livro, baseando-se no diagrama de atividade e de Classes:

- em solicitação de logon;

- validando usuário;

- Usuário validado;

- sistema logado;

- aguardando função;

- função de locação solicitada;

- aguardando escolha;

- consultando e validando cliente;

- consultando e verificando disponibilidade de livro;

- função locação cancelada;

- aguardando escolha;

Etc..

Sem a utilização desses métodos, o sistema poderia entrar num lop sem fim, ou ficar preso a alguma função, pois o estado principal sempre deverá ser retornado e posicionado para uma nova solicitação e continuação.

3.1.1.1 Questionamento para implantação.

Com base no cenário de Locadora de Livros que foi apresentado para este trabalho, serão levantadas algumas perguntas para melhor entender o ambiente de produção e transcrever para um diagrama de implantação.

a. Máximos de usuários suando o sistema simultaneamente?

b. Quantidade de micros em rede?

Esta pergunta foi respondida com a apresentação do cenário onde são definidas a quantidade de funcionários e suas funções.

Provavelmente 7 usuários e 6 micros. Um micro para cada função, sendo que a função de locação poderá ser usada em turnos diferentes, por usuários diferentes. Um micro seria servidor.

c. Tipo de rede?

Como o estabelecimento tem uma área pequena, o uso de cabeamento cat5 e dispositivos wireless simples atenderiam bem o ambiente.

d. A empresa pretende ou possuir Filiais ou empresas irmãs?

e. A empresa pretende possuir site de hospedagem?

f. A empresa pretende ter controle de uso de internet, anti-virus, Firewall etc.?

g. A empresa pretende ter Intranet?

Ficou claro que quando o cenário menciona que a empresa pretende abrir uma filial, evidencia todas as necessidades para que esse ambiente seja possível. Sendo assim o programa deve ser desenvolvido em arquitetura de três camadas, onde o programa poderia ser hospedado em um site, ou até mesmo em algum servidor num escritório central, e ser acessado pela internet ou por uma intranet, de forma protegida e sigilosa, aumentado assim a complexidade do projeto.

h. Uso de hardwares específicos como mini impressoras, impressoras fiscais, etiquetadoras, leitores de código de barras, leitores de estoque, validação de biometria, captura de imagem de clientes, banners eletrônicos, Pinpads para captura de transações com cartões de créditos, mini-terminais para uso dos clientes?

Como ainda se trata de uma empresa em fase de crescimento as implementações serão disponibilizadas conforme a demanda, mas o projeto deverá prever

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com