TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado Ao Curso Superior De Tecnologia Em Marketing Da UNOPAR - Universidade Norte Do Paraná, Para As Disciplinas: Fundamentos De Administração E Marketing Comportamento Do Consumidor Ética, Política E Sociedade Economia Seminário Int

Artigos Científicos: Trabalho Apresentado Ao Curso Superior De Tecnologia Em Marketing Da UNOPAR - Universidade Norte Do Paraná, Para As Disciplinas: Fundamentos De Administração E Marketing Comportamento Do Consumidor Ética, Política E Sociedade Economia Seminário Int. Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  3.363 Palavras (14 Páginas)  •  1.149 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

Chirley Teixeira da Rocha

Claudio Bonfim dos Santos

Cleonice Carneiro de Oliveira

Jeovana Santos Araujo

Neyzon Rodrigues Moura

Rodrigo Paz Marques

Victor Hugo Machado dos Anjos

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

Cuiabá

2014

Chirley Teixeira da Rocha

Claudio Bonfim dos Santos

Cleonice Carneiro de Oliveira

Jeovana Santos Araujo

Neyzon Rodrigues Moura

Rodrigo Paz Marques

Victor Hugo Machado dos Anjos

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:

Fundamentos de Administração e Marketing

Comportamento do Consumidor

Ética, Política e Sociedade

Economia

Seminário Interdisciplinar I

Professores:

Sebastião de Oliveira

Henry Nonaka

Marcos Marques

Márcia Bastos

Wilson Salvalágio

Fábio Regioli

Cuiabá

2014

Introdução

O presente trabalho é sobre um grupo de empresas aqui do Estado de Mato Grosso (Grupo Canopus), mais concretamente uma área especifica de revenda de automóveis importados da marca Chery.

Abordamos assuntos referente a Área Comercial, Área de Recursos Humanos, Área Financeira e Administrativa. Incluído itens como alguns possíveis conflitos entre cliente e empresa, pesquisas de mercado, posicionamento da empresa no mercado, objetivos e metas, etc.

São objetivos deste trabalho conhecermos as medidas e ações tomadas por seus representantes e funcionários em várias situações da empresa e em setores distintos.

A metodologia usada foi a entrevista realizada com o funcionário da empresa, que nos forneceu alguns dados específicos, enriquecido com informações obtidas através de sites da empresa e outros.

Sumário:

Capítulo 1 - Apresentação da empresa.

Capitulo 2 - Referente ao funcionamento Área Comercial, Recursos Humanos e Administrativa.

Capitulo 3 - Critérios de pesquisa de mercado.

Capitulo 4 - Diagnóstico e resolução de problemas com os clientes.

Capitulo 5 - Código de conduta da empresa.

Capitulo 6 - Participação da empresa no mercado.

Capitulo 7 - Análises fundamentadas,

Capitulo 8 - Conclusão.

Capitulo 9 - Referências.

Capitulo 1:

UM GRUPO EM PLENA EXPANSÃO NAS REGIÕES QUE MAIS CRESCEM

As Empresas Canopus iniciaram suas atividades em 1973 com a abertura de uma auto-peças na cidade de Mirassol D Oeste, em Mato Grosso, que se expandiu para várias cidades do estado, inclusive para a capital Cuiabá e para o estado de Rondônia.

Em 1989, já com o nome Canopus, o grupo continuou a sua expansão, implantando concessionárias de automóveis e motocicletas em diversas localidades de Mato Grosso e Rondônia, e entrando no mercado de veículos de outros estados como Pará, Amazonas, Maranhão e no Distrito Federal.

Paralelamente à abertura de concessionárias, o grupo possui uma administradora de consórcio, o Consórcio Canopus, uma corretora de seguros, a Bétria Corretora.

As Empresas Canopus também possuem forte atuação no terceiro setor, através do Instituto Canopus, com início em 1991 e reconhecido com OSCIP - Organização Social de Interesse Público - em 2010, com intuito de proporcionar qualidade de vida aos funcionários e às comunidades onde atua.

Nosso maior patrimônio são os nossos funcionários, colaboradores, missionários que são responsáveis pela satisfação e felicidade de nossos clientes.

Área de Abrangência:

Nossa Missão

Nossa missão é gerar lucratividade e crescimento, proporcionando felicidade aos nossos funcionários, parceiros, fornecedores, clientes e o bem estar da comunidade onde atuamos. Nosso propósito, portanto, é tornar nossas empresas mais humanas, colaborando para que nossa sociedade e país se tornem também mais humanos.

Nossa Visão

Visualizamos as Empresas Canopus atuando no mercado de acordo com os seguintes princípios:

•Preocupação constante com a qualidade dos produtos e serviços que oferecem;

•Envolvimento emocional com o cliente;

•Uma atitude sempre inovadora em suas ações no mercado;

•Ter em seu quadro de funcionários missionários e não simplesmente trabalhadores;

•Ser uma empresa do bem e para o bem da humanidade e do planeta.

Nossos Valores

Em que acreditamos:

•O lucro é o resultado de um trabalho caracterizado por ações estratégicas integradas;

•Nosso crescimento depende de nossa atitude inovadora;

•Nosso diferencial competitivo deve se basear nesta atitude;

•Preocuparemo-nos sempre em proporcionar felicidade aos nossos funcionários, parceiros, fornecedores e clientes, preocupando-nos sempre com o bem estar da comunidade onde atuamos;

•Em nossa atuação no mercado queremos sempre despertar credibilidade e ser modelo de parcerias éticas;

•Manteremos um ambiente de trabalho onde haja coerência, respeito mútuo, confiança e companheirismo;

•Todos representam a empresa e todos fazem parte da solução;

•Comprometimento: faremos certo na primeira vez;

•Contratar somente pessoas que gostam de fazer os outros felizes.

Capítulo 2

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING

Dentro de Fundamentos das Organizações aborda-se vários tipos de empresas. A partir da empresa escolhida, o grupo deverá relatar o funcionamento de algumas áreas dessa empresa (abaixo mencionadas):

• Área Comercial.

• Área de Recursos Humanos / Administrativa.

• Área Financeira / Administrativa

Os responsáveis pela área comercial são os verdadeiros internos da loja (Cygnus Chery do grupo Canopus), eles executam as vendas, atendem á cotações dos veículos caso o cliente deseje incluir se veiculo no negócio como parte do pagamento. Os vendedores também consultam tabelas técnicas referentes ao setor (Como á Cygnus Chery é uma loja veículos, os vendedores consultam tabelas como a FIPE, por exemplo).

E também os próprios vendedores mantêm contatos cada qual com seu cliente pessoal por telefone, e-mail, Whattsapp, redes sociais, etc.

Apesar de fazer parte do grupo Canopus, a Cygnus Chery conta com um setor de RH interno, o qual eles menos realizam as contratações de novos funcionários, administram certas metas internas dentre outras atividades exercidas em um RH comum de uma empresa de veículos.

A área administrativa conta com a participação direta do gerente geral da loja, o qual analisa possíveis problemas, e também toma certos tipos de decisões que somente o próprio gerente pode toma.

A partir das áreas acima relate as seguintes questões (encontradas em cada uma das áreas):

• Quem são os responsáveis pela área?

• Quais os resultados esperados por cada uma das áreas?

• Quais as principais informações que transitam por cada uma das áreas?

• Quais os principais problemas que acontecem em cada uma das áreas?

• Outras questões importantes relacionadas a cada uma das áreas.

Como citado acima os próprios vendedores são responsáveis pelo setor comercial.

O RH interno conta com um diretor responsável somente pela contratação,

(avaliação de currículo, perfil do candidato, etc..) é responsável também pelas demais competências referentes ao setor de recursos humanos.

O gerente geral como já foi informado é o responsável diretor pelo setor financeiro e administrativo tendo participação direta nos resultados, metas estabelecidas, etc..

As áreas em questão possuem resultados distintos (Pessoal da empresa a qual decidiu não informar durante a entrevista), mas as áreas em geral tem uma meta em comum a qual é a de atender á meta de Chery Nacional. Tal meta se resume em fazer com que pelo menos 3% da população brasileira tenham adquirido seus veículos.

• Quais as principais informações que transitam por cada uma das áreas?

• Quais os principais problemas que acontecem em cada uma das áreas?

Essas informações não nos foram passadas por motivos éticos e pelo fato de serem informações sigilosas e internas da empresa.

Capítulo 3

Procure o gestor da empresa / ou o profissional da área de marketing que teria condições de responder as questões abaixo:

• A empresa costuma realizar pesquisas de mercado para conhecer as necessidades de seus consumidores? Por quê?

Sim, não somente para atender ás necessidades do cliente, mas também com objetivo de um investimento interno á nível nacional. De acordo com as informações passadas pelo entrevistado, o Brasil será o segundo país depois da China (País de origem) á receber em breve uma fabrica da montadora Chery. A razão mais abrangente é o motivo do país ser o atual alvo externo das montadoras pelo alto nível de consumo (compra) de automóveis ter crescido nos últimos anos.

Em específico aqui na cidade de Cuiabá eles estão fazendo um mapeamento dos bairros de clientes que adquirem os carros da Cherry, para ser analisado os bairros que ainda não possuem clientes para tomar algumas atitudes e direcionar propagandas.

Ainda realizam uma pesquisa com os clientes que freqüentam a loja para saber qual a estação de rádio que sintonizam para direcionar os investimentos em propagandas.

• Qual(is) o(s) critérios que a empresa se utiliza para escolher e definir os produtos que vende/oferece a seus consumidores?

A Chery Cygnus trabalha com automóveis então não há critério á definir sobre os produtos com os quais irá trabalhar. Porem, a definição dos produtos é agregada de acordo com o publico alvo, os quais a empresa adota os aspectos demográficos (região onde os veículos são praticamente extintos, recebem ações para atrair novos clientes)

Aspectos psicológicos (Atender também aos clientes de baixa renda)

• Qual(is) o(s) critérios que a empresa se utiliza para estipular os preços de venda de seus produtos?

Por fazer parte de uma empresa de nível nacional os preços normalmente são definidos tendo como base os valores dos demais estados do país. O entrevistado no caso utiliza a tabela FIPE como referencia.

• De que forma a empresa realiza a divulgação de sua marca e de seus produtos? Realiza propaganda televisiva, em jornal, revistas, outros?

Através de propagandas na mídia regional (TV Centro America – Globo regional, TV Gazeta – Rede Record regional, TV Cidade Verde – SBT regional, TBO – Rede Bandeirantes regional), Jornais, e revistas regionais como a RDM: http://www.rdmonline.com.br/TNX/imprime.php?cid=2760&sid=78

• Quanto (em R$) aproximadamente a empresa investe na divulgação de sua marca e de seus produtos?

Eles preferiram não indicar o valor em R$, pois além de não ser possível calcular, pois os mesmos são proporcionais as vendas, também é um informação sigilosa da empresa. Mas em média, é reservado cerca de 2% dos lucros da empresa para tais investimentos.

Capítulo 4

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

A intenção é encontrar alguma situação difícil pela qual a empresa esteja passando.

A intenção é tentar encontrar alguma situação difícil (crise) pela qual a empresa esteja passando. Para isso o grupo deverá realizar uma entrevista com o gestor responsável pela empresa ou com algum gestor responsável por alguma área (Marketing, Finanças, Produção, Recursos Humanos) no sentido de tentar encontrar alguma situação difícil vivenciada pela empresa.

Exemplos de situações difíceis (crises) que podem ser encontradas:

• Perda de clientes para novos concorrentes.

• Problemas na prestação de serviços.

• Processos na justiça ou problemas com a imagem da empresa,

decorrentes de processos produtivos que causem danos ao meio ambiente, produtos ou serviços, ou processos de venda que possam ferir os direitos do consumidor.

• Problemas relacionados a alguma área específica (Marketing, Produção, RH, Finanças, Logística

Não existem problemas na prestação de serviços, pois a Chery conta com técnicos especializados para melhor atender aos clientes em caso de alguma defeito de fábrica ou outras dúvidas relacionadas ao automóvel adquirido.

Não existem processos na área judicial referentes ao meio ambiente. Também não há processos judiciais referentes aos clientes porque a Chery estipula ao consumidor certos aspectos no momento de compra do automóvel podemos citar como exemplo a garantia de 5 anos de câmbio e motor, e um possível recall quando é detectado algum problema em certo veículo.

Resumidamente se dizendo, o único problema que a empresa enfrenta vagamente é a reclamação dos novos clientes referente ao preço de seus veículos, pois os mesmo alegam que tais veículos poderiam ser mais baratos.

Após ter sido identificada e validada a situação que foi encontrada, verifique como a empresa estuda o comportamento do cliente, fazendo uma descrição. Para facilitar, tente responder a estas perguntas:

• O que compra?

• Onde compra?

• Por que compra?

• Quando compra?

• Com que frequência compra?

• Com que frequência usa?

Seus clientes são pessoas que prezam em apenas adquiri carro novo, ou zero, através de revendedoras. Compram porque acreditam e confiam na marca Chery por se uma importadora competente e atende bem o cliente em possíveis transtornos.

Adquire o veículo, ou efetuam a troca numa media de dois anos e usam diariamente o seu bem adquirido, ou seja, seu próprio veículo.

Vimos em nossas aulas as "Vantagens de estar orientado para o cliente", com 6 itens. Verifique e descreva como a empresa trata cada um destes itens.

A empresa trabalha com o pôs venda utilizando conceitos próprios entre eles saber qual a satisfação do cliente etc...

Capítulo 5

ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.

1. A partir das informações das outras disciplinas, procure saber se a empresa elaborou um código de conduta, como foi elaborado e por quê? Caso não haja esse código, explicite.

Sim, a Cygnus Chery elaborou um código de conduta interno (para os funcionários), e externo (direcionado aos clientes)

No caso do interno os funcionários precisam ter comprometimentos referentes á horários, bom atendimento e compromisso com a área exercida pelo mesmo.

Externo. A empresa busca fidelizar seus atuais clientes e buscar novos clientes para assim atingir a meta de 3% estipulada.

2. Identifique e relate no texto, se há uma coerência explícita entre o produto e as estratégias de marketing.

Sim, a Chery cumpre o que promete em seus produtos e não exagera ao citar todos os itens inclusos em seus automóveis. Agora a montadora procura investir em novos sistemas para seus veículos um exmplo disso é o famoso GPS e sistema Multimídia.

Capítulo 6

ECONOMIA

O objetivo é entender a participação da empresa no mercado e quais as influências das políticas econômicas na atividade da empresa.

O aluno deverá fazer algumas perguntas à empresa e descrever sobre a resposta. Pode seguir como base as seguintes perguntas:

1) Qual o segmento da empresa? As políticas econômicas governamentais contribuem para o desenvolvimento da empresa em seu segmento ou criam dificuldades para atuação da empresa? Explicar a resposta.

A montadora Chery, uma das maiores empresas chinesas no segmento de automóveis.

A empresa instalou em Jacarei - SP a unidade de distribuição, em função da localização privilegiada, no Vale do Paraíba, próxima a rodovia Presidente Dutra. Depois de pesquisar mais de 20 cidades brasileiras encontraram políticas de incentivo fiscal na cidade.

As políticas econômicas às vezes criam obstáculos o que faz com que os preços dos veículos possam ser às vezes superiores aos dos concorrentes “pioneiros” em certos casos. Veículos de mesmo porte que poderiam ter um preço mais acessível exemplo: Tiggo VS Duster. Apesar de terem vantagens semelhantes o Tiggo ainda é “desconhecido” pelos consumidores o que faz com que os mesmo optem por comprar uma Duster que alem de conhecida tem em média o mesmo valor.

2) A política fiscal dos governos federal, estadual e municipal é compatível com a atividade da empresa, considerando o segmento de atuação, a localização e o tamanho da empresa? (Obs.: Aqui, quando falamos em política fiscal estamos nos referindo à política de tributação). Sendo compatível ou não esclarecer a resposta.

As políticas públicas implementadas nos últimos anos criaram um ambiente favorável para a economia

Cabe mencionar também que, frente ao desaquecimento da economia mundial, o Governo, para manter o ritmo de crescimento econômico do País, tem respondido prontamente aos efeitos deste ambiente de incerteza internacional sobre a economia interna.

3) A empresa é importadora ou exportadora? Qual a postura da empresa diante da política cambial vigente no Brasil?

Importador de automóveis, também por não terem uma fabrica própria no Brasil por enquanto. A política cambial do Brasil faz com que os valores do carros fiquem mais elevados.

Capítulo 7

Nesta segunda etapa você deve fundamentar os tópicos pesquisados na empresa e, na sequência, analisar os dados levantados no diagnóstico confrontando com a teoria.

Capítulo 8

Conclusão

Capítulo 9

REFERÊNCIAS

Vendedor (Entrevistado) jose.siqueira@grupocanopus.com.br

http://www.cherybrasil.com.br/chery-brasil

http://www.grupocanopus.com.br/TNX/index2.php?sid=207

http://www.cherybrasil.com.br/

http://www.cherybrasil.com.br/sala-de-imprensa

http://www.rdmonline.com.br/TNX/imprime.php?cid=2760&sid=78

Cygnus Veículos (65) 3908-7012

Avenida historiador Rubens de Mendonça, 1990

Bosque Da Saúde – Cuiabá MT CEP: 78050-000

Como encontrar:

http://www.grupocanopus.com.br/TNX/

http://br.ebuga.com/concessionaria/cygnus-veiculos-chery-cuiaba/165513

...

Baixar como  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »