TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTO VARIÁVEL

Tese: CUSTO VARIÁVEL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  Tese  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 4

ROTEIRO

1. INTRODUÇÃO

2. CUSTO VARIÁVEL

3. CUSTO FIXO

4. DESPESAS VARIÁVEIS

5. DESPESAS FIXAS

6. MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

7. PONTO DE EQUILÍBRIO

8. MARGEM DE LUCRO

9. MARKUP

10. PREÇO DE VENDA

1. INTRODUÇAO

Empresas, com fim lucrativo ou não, enfrentam dificuldades para determinar o preço de seus produtos ou serviços, visto que o preço sofre grande influência do mercado, não esquecendo da lei da oferta e da procura e o poder aquisitivo da população e qualidade.

Bruni e Famá (2003) apresentam como principais objetivos na formação de preços: proporcionar, em longo prazo, o maior lucro possível; permitir a maximização lucrativa da participação de mercado; maximizar as capacidades produtivas, evitando ociosidade e desperdício operacional; e maximizar o capital empregado para perpetuar os negócios de modo auto-sustentado.

Para chegarmos no preço final de um produto, deve-se conhecer alguns conceitos.

2. CUSTO VARIÁVEL (CV)

São os custos que mudam conforme a produção ou a quantidade de trabalho. São exemplos de custos variáveis: matéria prima, insumos diretos, embalagens, impostos diretos de vendas como ICMS, IPI, SIMPLES NACIONAL, PIS, COFINS, IRPJ, CONTRIBUIÇÃO SOCIAL; frete sobre vendas, mão de obra industrial, mão de obra terceirizada, comissão sobre vendas.

3. CUSTO FIXO (CF)

São os custos fixos de produção. São aqueles que existirão, não importando a quantidade produzida ou vendida. Exemplos de custos fixos: salários e encargos da produção e da administração, despesa com energia elétrica, aluguel, tarifa de água, telefone, IPTU, manutenção, seguros.

4. DESPESAS VARIÁVEIS (DV)

São aquelas realizadas em função das vendas. Exemplo: comissão sobre vendas, impostos sobre vendas, desconto com cartão de crédito.

5. DESPESAS FIXAS (DF)

São aquelas despesas que independem da empresa ou entidade estar funcionando ou não. Um exemplo é o aluguel com o prédio, mesmo que não haja produção, a despesa vai existir.

6.MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO (MC)

Com a alta competitividade do mercado precisamos cada vez mais saber qual produto é mais rentável para obtermos lucro com mais facilidade. Para isso precisamos saber qual a margem de contribuição da empresa. Essa parcela é que irá garantir a cobertura do custo fixo e proporcionar o lucro..

Margem de Contribuição é a resultante da dedução dos custos variáveis da receitas operacionais obtidas pela empresa. Sua fórmula é a seguinte:

Margem de Contribuição = Valor das Vendas - (custos variáveis + despesas variáveis).

Para ter esse resultado pleno é necessário um controle perfeito dos custos e despesas que podem ser obtidos através dos Controles Financeiros.

7. PONTO DE EQUILÍBRIO (PE)

Ponto de equilíbrio é o ponto em que o total das receitas auferidas por uma empresa é igual ao total dos custos e despesas fixas e variáveis.

Para sabermos como se acha o ponto de equilíbrio basta dividir os custos e despesas fixas da empresa pelo percentual da Margem de Contribuição.

PE = CF + DF

MC

8. MARGEM DE LUCRO

É a diferença entre o preço de compra e o preço de venda. A resultante será a margem de lucro da empresa.

9. MARKUP

É o percentual do preço de venda que paga todas as contas que só existe quando ocorre uma venda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com