TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia do trigo

Artigo: Cadeia do trigo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Artigo  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O trigo, considerado essencial na alimentação humana, é utilizado em larga escala na elaboração de vários produtos alimentícios. O trigo brasileiro continua enfrentando problemas na produção, comercialização e em sua viabilidade econômica, o futuro da triticultura nacional está ameaçado e dificilmente chegaremos à auto-suficiência, pois os produtores brasileiros não possuem vantagens comparativas e competitivas suficientes diante de seus rivais argentinos.

CADEIA DO TRIGO

A analise de algo tem como objetivo demonstrar a qualidade e os defeitos de certo produto em questão. Analise de uma cadeia se faz para saber os problemas, as soluções para esses problemas, para identificar os agentes caracterizá-los. Identificar pontos críticos para o desenvolvimento os principais entraves e fatores limitantes de toda produção. Buscar conhecer como procedem as relações comerciais entre os agentes. Verificar o quanto está cadeia é importante para uma região e quanto ela pode se tornar mais importante para a economia.

A cadeia produtiva que escolhemos foi a cadeia produtiva do trigo, pois é uma cadeia em que antigamente era muito forte na região e hoje em dia foi deixada um pouco de lado. Os moinhos de antigamente foram fechados e hoje o Brasil importa trigo da argentina para poder fazer pão pois nosso trigo não é de boa qualidade.

A análise desse importante elo da cadeia tritícola brasileira, composto pelos produtores e suas cooperativas, busca oferecer uma luz para uma melhor compreensão das condições que o país tem para não só responder às dúvidas expostas, mas, sobretudo apontar o caminho seguido pela produção de trigo no Brasil, aonde a maior parte da produção vai para as industrias.

Qual produto escolher para analise da cadeia

O produto em que discussão feita pelo grupo, foi analisar o trigo. Produto com uma cultura de inverno.

1. Definir a cadeia q estudará.

A cadeia será a do trigo, estudaremos a parte em que possamos dizer o inicio da cadeia, quando o produto é plantado e os desafios em que os agricultores têm em relação a está cadeia e também a parte da rentabilidade em que o produto traz, benefícios e desafios encontrados na cadeia.

2. Definir os produtos que se incluirão na cadeia. Em certos casos pode ser necessário analisar mais de um produto especifico, em função de sua complementariedadee seu grau de articulação com os demais produtos da cadeia.

Sendo o produto semente de trigo, vamos analisar o começo até o fim do ciclo na lavoura, assim descobrindo toda a parte do meio ambiente, e sua articulação com os demais produtos. Também sua comercialização e como os agricultores enfrentam os problemas que o produto traz.

Qual o escopo (alcance) da análise de cadeia?

O estado do Rio Grande do Sul, por ser o maior produtor de trigo do Brasil, por haver razões climáticas, sendo a melhor alternativa de cultura de inverno para o estado do RS, pela localização dos pontos de recebimento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com