TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo operacional e ciclo monetário

Resenha: Ciclo operacional e ciclo monetário. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Resenha  •  213 Palavras (1 Páginas)  •  574 Visualizações

6 ) Ler o capítulo 6 do PLT, e estudar as definições de capital de giro, necessidade de capital de giro, ciclo operacional e ciclo de caixa. 2,0 pontos.

Resposta O Ciclo Operacional e o Ciclo de Caixa são obtidos através dos Indicadores de Atividade da empresa, ou seja, prazo médio de estocagem (PME), prazo médio de recebimento (PMR) e prazo médio de pagamento (PMP).

O ciclo operacional é a soma do PME + PMR, portanto é a soma do período em que a empresa comprou o produto e o mesmo ficou armazenado em estoque acrescentando o período que a empresa demorou para receber o valor pelo produto vendido. PMP é o tempo médio que a empresa demorou para pagar seus fornecedores. Ciclo de Caixa é obtido da seguinte maneira: Ciclo Operacional – PMP = Ciclo de Caixa

1 Caso: Supondo que uma empresa obteve um PME de 30 dias e um PMR de 35 dias, chegamos a um Ciclo Operacional de 65 dias. Se esta empresa obteve PMP de 25 dias isso significa que o seu Ciclo de Caixa foi de 40 dias, ou seja, a empresa vai receber suas vendas com 65 dias, mas vai pagar seus fornecedores com apenas 25 dias, neste caso a empresa precisará de recursos para financiar os seus clientes durante 40 dias.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com