TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstrações Contabeis, Ciclo Operacional Financeiro

Trabalho Universitário: Demonstrações Contabeis, Ciclo Operacional Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  1.214 Visualizações

Página 1 de 5

Ciclo Operacional - Ciclo Econômico e Ciclo Financeiro

 O ciclo operacional corresponde a todas as ações necessárias e exercidas para o desempenho de cada atividade. É o processo de gestão de cada atividade e inclui o planejamento, a execução e o controle.

 O ciclo econômico evidencia os eventos econômicos no momento em que acontecem, bem como a sua mensuração econômica. É no ciclo econômico que se apura o resultado do desempenho das atividades.

 O ciclo financeiro corresponde ao processo de efetivação financeira de cada evento econômico em termos de fluxo de caixa.

Os ciclos e o aspecto temporal

Os ciclos são representados pelos momentos de realização dos eventos principais em termos de transcorrer de tempo. O mais comum é a identificação da duração dos ciclos em quantidade de dias. Obviamente, algumas atividades e tarefas são desempenhadas em horas ou minutos. Porém, é tradicional evidenciar os ciclos em termos do transcorrer de dias.

Quanto maiores os ciclos, ou seja, quanto maior a quantidade de dias para se executar um ciclo operacio-nal completo, maior a necessidade de recursos econômicos necessários para a manutenção das atividades. Dessa maneira, uma gestão fundamental operacional é a gestão do tempo.

Há uma necessidade constante de buscar abreviar o tempo de execução das tarefas e atividades, objeti-vando maior produtividade dos recursos (o conceito de maior giro dos ativos), bem como sua otimização econômica, consumindo menor quantidade de recursos econômicos e, conseqüentemente, tendo menor necessidade de capital e dos custos financeiros envolvidos para obtenção desse capital.

Podemos evidenciar os três ciclos graficamente, em seus aspectos principais, considerando uma empresa industrial.

Ciclo Operacional

Pode ser definido como todas as fases operacionais existentes no interior da empresar que vão desde a aquisição de matérias-primas para a produção até o recebimento das vendas realizadas. Veja o ciclo ope-racional de uma empresa do ramo industrial.

Compreende todas as ações necessárias para a gestão da atividade.

Conforme evidenciado na 1º figura abrange desde o momento do planejamento da produção, recebimento da ordem de compra até a gestão dos pedidos de venda, entrega do produto ou serviço e recebimento da venda. Envolve desde o momento TO até o momento T9.

Ciclo Econômico

Caracteriza-se pelo processo de consumo de recursos, produção e entrega do produto ou serviço. Em cada um dos momentos do ciclo econômico há possibilidade e necessidade de mensuração dos eventos. Assim, há a necessidade de mensuração do custo do consumo e estocagem dos recursos, do evento da produção e estocagem dos produtos finais, bem como do valor da venda. Compreende desde o momento T2 até o momento T7.

Ciclo financeiro

O ciclo financeiro normalmente é diferente do ciclo econômico, pois os momentos de pagamentos e rece-bimentos dos valores dos eventos econômicos são normalmente prolongados por prazos de pagamento e recebimento. Os prazos de pagamentos e recebimentos, além das condições normais de crédito oferecidas pelas empresas, são utilizados pela necessidade física de se operacionalizar a efetivação financeira das transações. As empresas necessitam de um tempo mínimo para, após o recebimento do produto ou serviço, providenciarem o seu pagamento. O ciclo financeiro corresponde ao intervalo entre os momentos T3 e T9.

Apesar de o evento crédito dos impostos sobre as compras ser um componente do ciclo financeiro, seu pagamento é efetivado ao fornecedor, que recolhe os impostos aos órgãos governamentais. Os impostos creditados são então contabilizados e deduzidos dos impostos gerados sobre a venda e recolhidos nos prazos determinados pelo governo, os quais não têm correlação com o prazo dado pela empresa a seus clientes.

Redução dos dias do ciclo: uma atividade fundamental

A gestão do tempo do ciclo operacional é contínua e ininterrupta na procura do menor tempo possível para todas as atividades. Todos os tempos exemplificados anteriormente devem ser objeto de políticas específicas para obter sua redução, pelo seu contínuo monitoramento e busca de novas alternativas e téc-nicas de gestão.

Mensuração contábil do ciclo econômico e financeiro: indicadores de atividade operacional

A mensuração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com