TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Econômica E Microeconomia

Tese: Ciência Econômica E Microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Tese  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO

CIÊNCIA ECONÔMICA E MICROECONOMIA

A palavra economia é uma derivação da palavra grega oikonomia (de óikos, casa; nómos, costume, gerir ou lei) que em seu sentido original seria “ regras ou administração da casa” e posteriormente associado à “administração da coisa pública”.

Economia é a ciência social que estuda a atividade econômica, através do desenvolvimento da teoria econômica, e que tem na administração a sua aplicação. Ela estuda as escolha que a sociedade faz no emprego de recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços para distribuí-los às pessoas e grupos da sociedade para a satisfação de suas necessidades. Tem como seus principais conceitos a Ciência Social, Escolha, Escassez, Necessidades, Recursos, Produção e distribuição.

Devido à escassez de recursos, fatores de produção e a ilimitada necessidade da humana, há como considerar alguns problemas econômicos fundamentais como segue:

• O que produzir – A sociedade deve escolher quais os produtos que dever-se-ão ser produzidos, bem como a quantidade;

• Como produzir – A sociedade deve escolher seus recursos de produção considerando dado nível tecnológico existente e os produtores deverão encontrar meios mais eficientes para que tenham o menos custo de produção possível;

• Para quem produzir – A sociedade deve decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados.

O mercantilismo é considerado como a primeira escola econômica. É o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvidas na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. Nessa época o governo de um país que tivesse maior acúmulo de metais preciosos era considerado mais forte. Adotou-se então uma série de medidas, como por exemplo, a moeda, a balança comercial favorável, o pacto colonial e o protecionismo, tendentes a unificar o mercado interno, visando à formação de fortes Estados nacionais, o que caracterizou o mercantilismo.

A fisiocracia (regras da natureza), surgida na França no século XVIII como uma reação ao mercantilismo. É considerada a primeira escola de economia científica. Baseava-se na economia agrária, identificando na terra a fonte única de riqueza, como por exemplo, a lavoura, a pesca e a mineração. Sugeria ser desnecessária a intervenção governamental, pois a lei da natureza era suprema e tudo que fosse contra ela seria derrotado. Assim, o discurso fisiocrático aponta para um teórico ápice natural da economia, onde quem se opõe a ele fatalmente cairá em erro.

REFERÊNCIA:

ROGER MOKO YABIKU. Ética, Direito e Justiça: Sócrates e Platão contra os sofistas. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/20758/etica-direito-e-justica-socrates-e-platao-contra-os-sofistas#ixzz2QidEck3Y>. 17/04/2013.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercantilismo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fisiocracia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com