TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Você Descreve o Milagre Econômico?

Por:   •  21/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

Como você descreve o Milagre Econômico?

Foi correspondente ao crescimento econômico ocorrido no Brasil entre 1968 a 1973. O período foi caracterizado pelo crescimento do PIB, industrialização e inflação baixa. Porem houve o aumento da concentração de renda e corrupção e exploração da mão de obra.

DESCREVA AS PRINCIPAIS MEDIDAS DO PAEG, SEUS OBJETIVOS E RESULTADOS.

As principais medidas foram combater a inflação, aumentar investimento estatais, reformular sistema financeiro nacionais, diminuir desigualdade regionais e atrair investimentos externos.

Os seus objetivos eram aumentar o ritmo do desenvolvimento do pais, conter o processo inflacionário objetivando equilíbrio dos preços, equilibrar os desníveis econômicos e regionais durante as tenções criadas pelos desequilíbrios sociais mediante a melhoria das condições de vida, assegurar politicamente investimentos, oportunidades de emprego a mão-de-obra, corrigir tendência a déficits descontrolados do balanço de pagamentos, que ameaçava a continuidade do desenvolvimento econômico, pelo estrangulamento periódico da capacidade para importar.

O PAEG, teve um sucesso, conseguindo combater a inflação e gerando a estabilidade econômica.

Explique o plano de metas: O plano de metas previa investimentos em energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação. Interiorização do desenvolvimento. Empréstimos e investimentos estrangeiros.

Período; 1956 / 1961

Objetivos; O objetivo central do Plano de Metas de JK era acelerar o crescimento da economia nacional, expandindo o setor industrial, melhorando a infraestrutura de transporte e telecomunicações, expandindo o alcance da eletrificação no Brasil e criando um mercado interno forte.

planejamento (processo) : era acelerar o processo de acumulação, aumentando a produtividade dos investimentos existentes e aplicando novos investimentos nas atividades produtivas.

papel atribuído ao Estado: Favorecimento a concentração de capital, entrada de empresas multinacionais no país deixou poucas oportunidades para o pequeno capital, importações aprofundaram a dependência externa da economia brasileira, elevando o desequilíbrio financeiro e o déficit da balança de pagamento, retorno do processo inflacionário.

Empresário nacional; As primeiras indústrias foram surgindo de maneira lenta, elas representavam ainda uma baixa participação na economia nacional.

capital estrangeiro; importações aprofundaram a dependência externa da economia brasileira, elevando o desequilíbrio e o déficit da balança de pagamentos.

fontes de financiamento: Plano de estabilização, empréstimo de 300 milhões de dólares do FMI era condicionado a aceitação da opção B. O governo tinha duas opções, levar o plano adiante de metas ou conter a economia interna, satisfazendo os credores externo e os defensores brasileiros do programa de estabilização.

resultados: Aumento e diversificação o parque industrial. Aumento dos desequilíbrios, inflação, endividamento externo, cresceu taxas aceleradas, mudança do perfil da dívida, aumento o déficit público e desequilíbrio regional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com