TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreensão dos fundamentos econômicos

Projeto de pesquisa: Compreensão dos fundamentos econômicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho busca entender os fundamentos econômicos. Os modelos e técnicas atualmente usados em economia evoluíram da economia usada final do século XIX.

Na economia recente, o estado interfere na produção, comercialização e distribuição das empresas, através de estudo econômico que são divididos em dois blocos econômicos a Macro e a Micro economia, ou seja, a macro estuda o resultado agregados aos vários comportamentos, e a micro que estuda os comportamentos individuais.. É certo afirmar que o desempenho de uma empresa não depende apenas das vantagens competitivas internas e operacionais do empreendimento, mas também do ambiente do ambiente do qual ela esta inserida.

Podemos observar quantas são as informações econômicas

apresentadas na mídia e como elas afetam o ambiente de produção,

distribuição e comercialização das empresas. Ouvir notícias sobre o nível de

produção e o emprego, a taxa de juros e as compras a prazo e as constantes

interferências do governo com a adoção de medidas econômicas virou rotina

diária do jornalismo. Neste sentido três grandes temas são recorrentes:

inflação, taxa de juros e taxa de câmbio.

2 DESENVOLVIMENTO

A economia tem como conceito ser a Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos. E propõe soluções para as dificuldades vigentes a sua época e no contexto que esta inserida. E por sua vez é dividida em dois pontos de vista, a microeconomia e macroeconomia.

A microeconomia analisa a interação dos agentes econômicos no mercado, adotando o princípio organizador do comportamento racional da pessoa, definindo de forma restrita a otimização das escolhas, que é realizada por cada individuo para alcançar os seus objetivos almejados. Este tem uma visão reducionista, reduz até alcançar o nível de um individuo. E agregando a soma do comportamento dos indivíduos pela explicação dos movimentos sociais como um todo. E tem sido vista como pequenas unidades econômicas, como empresas e consumidores submetidos a freqüentes mudanças.

A macroeconomia possui um modelo fundamentado no modelo na microeconomia, esse modelo permite a compreensão do papel da política monetária possibilitando detectar possíveis fontes de instabilidade. O ciclo econômico se alterna em época de recessão e de aquecimento. Uma das variáveis centrais inflações, taxa de juros e taxas de câmbio.

Conceito de inflação= em economia é um conceito que designa o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviços, isto é, o aumento de preços e verificado na grande maioria dos bens e não só em alguns.

Há ainda uma acentuada diminuição do poder de compra devido a vários fatores, como por exemplo, o rendimento salarial que não sofre alteração. Causas: Inflação monetária é a emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo. Inflação de demanda é causada por produtos (aumento no consumo) maior que a capacidade de produção do país. Inflação de custos causa o aumento nos custos de produção (maquinas, matéria-prima, mão de obra) os produtos.

Tem por indicador o IPC que considera o consumo das famílias com renda ate 33 salários mínimos que vivem no Rio de Janeiro e São Paulo. O IGP-M é calculado a partir de outros índices. O IPCA, de maior abrangência, pesquisas famílias com renda ate 40 salários mínimos em pelo menos 10 capitais brasileiras. Já o ICV, calculado pelo DIEESE, considera famílias com ate 30 salários mínimos, calculando apenas os preços de alimentação, transporte, saúde e habitação, praticados na cidade de São Paulo.

Taxa de juros: Na economia e nas finanças, o conceito de juro diz respeito ao custo de um credito ou a rentabilidade das poupanças. Trata se, por conseguinte, de um termo que permite fazer alusão ao valor, a utilidade ou ao ganho de algo.

O juro simples refere-se aos juros que produzem um investimento graças ao capital inicial. Os juros produzidos pelo capital durante um determinado período não se acumulam a este para produzir os juros que correspondem ao período posterior. Ou seja, o juro simples é gerado pelo capital investido será igual em todos os períodos do investimento desde que a taxa e o prazo não sofram alterações.

O juro composto, em contrapartida, permite que os juros obtidos, sempre que vence o período de investimento, não sejam retirados, mas sim repostos e acumulados ao capital principal.

Taxa de cambio é o preço de trocas entre moeda de dois países. O Brasil, por exemplo, a taxa de cambio é a troca entre o real e o dólar, ela determina quantos reais são necessários para se obter dólar no mercado

Esse método é composto por três colunas, sendo essas: Medidas Descritivas, Números-Índices e Deflação de dados. Dentro das medidas descritivas há rês divisões, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem de probabilidade.

As medidas descritivas exibem um conjunto de dados de forma organizada utilizando suas estatísticas. Uma das ferramentas é a medida de tendência central, que lida com dados numéricos que observa as tendências desses conglomerados em torno de um valor central, utilizando as ferramentas de média, de moda e de mediana.

Enquanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com