TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreensão prática do fluxo de receita circular

Ensaio: Compreensão prática do fluxo de receita circular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Ensaio  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

1º) A leitura do primeiro parágrafo do texto nos remete ao entendimento prático do fluxo circular da renda. Explique seu entendimento sobre esse importante assunto da ciência econômica e inclua os elementos citados no texto para contextualizar seu funcionamento.

R: A formação e a distribuição de produto e renda gerados pela atividade econômica denomina-se fluxo circular de renda. Quando há essa troca em que o pagamento feito ao trabalhador volta em consumo das famílias pelos bens e ou serviços prestados há um equilíbrio. E quando a demanda de consumo se faz maior que a de oferta se faz necessário a contratação de mão de obra, se a oferta de mão de obra não é o suficiente para suprir procura, a disputa por profissionais cresce. A formação especializada, neste caso o engenheiro petrolífero, não se faz suficiente.

2º) O texto ainda cita o aumento no salário médio dos engenheiros. Como a lei da oferta e procura ajuda a explicar esse fenômeno? Há risco de inflação com esse processo? Comente sua resposta

R: Salário nada mais é que um preço a se pagar por um serviço prestado, quando a procura por esse serviço aumenta, procura-se também mão de obra capacitada para a função, com a escassez de mão de obra especializada ocorre à supervalorização dessa mão de obra, podendo sim ocasionar a inflação, que se define por perda de valor da moeda com o passar do tempo, dentre as possibilidades de causa da inflação tem-se a citada no texto que é a percepção de valor do bem e ou serviço, quanto mais escasso, mas valioso, podendo também ser explicada com a lei de oferta e demanda que nos diz que quando a procura é alta aumenta os preços, quando a oferta aumenta os preços tendem a cair, para atrair mais consumidores.

3º) De que forma você enxerga a interferência de uma maior qualificação profissional no PIB de um país? Comente sua resposta.

R: O PIB é a soma de riquezas produzidas em um país, essas riquezas são calculadas com a demanda de produção, ou todos os bens finais produzidos nio país, sem a qualificação necessária as indústrias deixam de produzir mais, ou supervalorizam o profissional que encontram. O analfabetismo funcional como é chamado é um dos maiores problemas para o desenvolvimento de um país, a educação que é oferecida não consegue atender às reais necessidades das empresas, em consequência, as organizações se veem necessitadas a investir mais em capacitação profissional.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

DIEESE. As Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e as Ações de Qualificação. Disponível em: <http://www.mte.gov.br/observatorio/sumario_2009_TEXTOV7>.pdf . Acesso em: 15 de setembro de 2013.

SALM, C. Novos requisitos educacionais do mercado de trabalho. Economia e trabalho: textos básicos. Campinas: UNICAMP, IE, 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com