TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos da analise

Tese: Conceitos básicos da analise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  Tese  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1

Passo 2

A análise das demonstrações tem por objetivo demonstrar para o público externo a real situação de determinada empresa, considerando que com o crescimento econômico atual cada vez mais as empresas estão atraindo grandes investidores, sendo que os mesmos precisam analisar as demonstrações financeiras cuidadosamente para tomar a decisão de investir em determinada empresa ou não.A analise deve ser feita cuidadosamente, e é muito importante que os dados contidos no balanço patrimonial estejam corretos para que a análise seja exata.

A estrutura das demonstrações financeiras é composta por um grande grupo de contas a serem analisadas, dentre elas as contas do Ativo, Passivo e Patrimônio liquido. Estas contas são compostas por outras contas das quais falaremos um pouco a seguir.

Ativo: a conta do ativo representa os bens e direitas que a empresa possui, e é dividido em 3 grupos que são o circulante, realizável a longo prazo e permanente. O circulante demonstra o ativo que a empresa irá receber no prazo de até um ano, ou seja, a curto prazo, e é esse que é mais importante para a empresa, já que representam os bens e direitos da empresa.

Passivo: a conta do passivo representa as dividas e obrigações da empresa, e também e dividido em três grupos que são circulante, exigível a longo prazo e patrimônio liquido que é a conta que representa os recursos próprios dos sócios da empresa.

O objetivo principal da demonstração de resultados é apurar se a empresa está tendo lucro ou prejuízo. Serão analisadas varias contas, se a empresa tiver grandes lucros significa que ela vai poder investir com recursos próprios, não precisando assim pedir empréstimos ou utilizar de recursos de terceiros. O objetivo da análise pode ser variado dependendo do que se procura.

Conceitos básicos da analise

Capital de giro: é o ativo circulante, ou seja, os recursos que a empresa dispõe para compra de estoques e financiar a venda aos clientes entre outros.

Capital de terceiros: são as dívidas de curto e longo prazo que compõe o passivo.

Liquidez: é o tempo que os ativos vão se transformar em dinheiro para a empresa.

Os recursos utilizados para detectar as tendências podem ser a analise vertical ou analise horizontal.

ANÁLISE VERTICAL: é uma técnica simples e a mais completa para análise de Balanço, mede proporções e determina qual a conta de maior importância para a análise. Ao analisar o ativo ela nos mostra com a empresa distribui os seus recursos. Na análise do passivo ela nos mostra com a empresa obtém os recursos que estão a financiando.

ANÁLISE HORIZONTAL: seu objetivo é demonstrar o crescimento ou a queda ocorrida em itens que constituem as demonstrações contábeis em períodos consecutivos.

As análises horizontal e vertical irão demonstrar se a empresa vem tendo problemas porque todo o ramo está tendo ou se o problema foi em um único ano.Se as vendas sobem e talvez os lucros caem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com