TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos e teorias para empresas por critérios de custos indiretos, custos de absorção, produtos processados e acabados, unidades de produção equivalentes, preços e preços de vendas

Pesquisas Acadêmicas: Conceitos e teorias para empresas por critérios de custos indiretos, custos de absorção, produtos processados e acabados, unidades de produção equivalentes, preços e preços de vendas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.556 Palavras (15 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO 7

2 DESENVOLVIMENTO 8

2.1 DIFERENÇA NA APURAÇÃO DOS CUSTOS DAS VENDAS 8

2.2 métodos de custeio. diferenças entre custeio váriavel e custeio por absorção. 8

2.3 preço de venda e a geração do lucro 11

2.4 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 13

2.6 PONTO DE EQUILIBRIO 14

2.7 A IMPORTANCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA 15

2.8 A APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL DENTRO DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 17

3 CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar alguns conceitos e teorias para empresas sobre Critérios de Rateios dos Custos Indiretos, Custeio por Absorção, Produtos em Processo e Acabados, Unidades Equivalentes de produção, Formação do Preço de Venda com base nos Custos e no Mercado, Análise Custo/Volume/lucro em Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio e a Importância de um Sistema Integrado para gerar Informações principalmente nas Indústrias e por fim as demonstrações contábeis obrigatórias.

Dentro de uma gestão industrial para que o resultado esperado ao final de um período seja de repleta harmonia e necessário que conheça os elementos do custo para que assim descubra a melhor forma de apropriá-los visto a enorme distinção entre as atividades econômicas.

Outro ponto e o preço de venda um fator chave para sucesso da empresa, um preço bem planejado irá influenciar positivamente nos resultados da empresa, inclusive, auxiliando na continuidade da entidade. No entanto, um preço mal planejado pode ser a pedra no calcanhar da empresa e levá-la à falência, aumentando as estatísticas de empresa fechadas por má gestão.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DIFERENÇA NA APURAÇÃO DOS CUSTOS DAS VENDAS

Convém explicar o que são custos. Para Martins (2003, p.25) o custo representa um gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. É um dispêndio ( em tempo, dinheiro e esforço, etc. )

Para apuração desses custo é utilizada a contabilidade de custos tanto para formação estoques como para determinação dos lucros auxiliando no controle e na tomada de decisões.

2.1.1 NAS INDÚSTRIAS

Nas indústrias segundo Costa ( 2009, p27 ) os custos correspondem aos gastos relativo à fabricação dos produtos. Como os custos em uma indústria envolvem diversas variáveis a definição correta desses custos depende de um eficiente controle.

2.2.2 NO COMERIO VAREJISTA

No comercio varejista a atribuição do custo das mercadorias vendidas – CMV é bem mais fácil de ser obtido e é baseado principalmente no seu custo de aquisição levando-se em consideração o método usado na apuração dos estoques que normalmente é o PEPS – Primeiro que entra Primeiro que sai ou Custo Médio Ponderado.

2.2 MÉTODOS DE CUSTEIO. DIFERENÇAS ENTRE CUSTEIO VÁRIAVEL E CUSTEIO POR ABSORÇÃO.

A contabilidade de custos nasceu da Contabilidade Financeira, a partir da necessidade de avaliação de estoques nas indústrias. Seus princípios são derivados dessa finalidade, e por isso nem sempre conseguem atender suas necessidades completamente. Manter o controle dos custos e dos investimentos passa merecer muita atenção, uma vez que fixação de preços foge da decisão de empresários, a não ser os que não têm controle produtos e serviços ao controle dos órgãos fiscais. A Contabilidade de Custos tem a função de avaliar estoque, e também acaba assumindo outras atribuições administrativas. São muitos os objetivos da contabilidade de custos. Em algumas decisões, utiliza-se de instrumentos matemáticos e estatísticos tornando mais úteis e exatas as informações produzidas. Os sistemas de custeio são estabelecidos em conformidade com as necessidades dos usuários e segundo a natureza das atividades e operações da entidade. O Contador deverá analisar, em conjunto com o usuário, qual o melhor sistema a ser implantado, pois eles permitem o acumulo custos por objeto de custeio e atenderão, através de informações fornecidas, diversas necessidades gerenciais. É o que se pretende estabelecer, com este trabalho, demonstrando como se atingir uma projeção de resultados, com a introdução de um sistema de custos que visa o rendimento dos recursos empregados na empresa. O artigo tem finalidade de contribuir para o entendimento de alguns conceitos e ferramenta gerencial aplicada á analise de custos e preços de venda de diversas empresas. A abordagem escolhida evidencia que as ferramentas gerenciais apresentadas aplicam-se perfeitamente nas empresas, independentemente do porte, ou atuação, com adaptações consideráveis.

Parte do trabalho discorre a respeito dos métodos custeio de acordo com alguns autores, onde são apresentadas vantagens e desvantagem entre os dois métodos abordados, e outros assuntos envolvendo custos. A contabilidade de custos desenvolve uma identificação na estrutura de custos da empresa, contribuindo de forma estratégica com a empresa demonstrando fator diferencial de competitividade entre elas.

As empresas produzem matérias-primas ou prestarem serviços, esperando atingir seus objetivos. Adotam vários métodos e procedimentos no dia-a-dia unindo recursos produtivos, por exemplo: capital, diversos materiais, setor recursos humanos dentre outros. Nesse contexto, durante o processo de produção da empresa ocorrem variações patrimoniais, proporcionando à transformação de alguns direitos somando valor para chegar ao seu processo final, ou seja, a venda do produto. Entre várias funções da contabilidade de custos, uma delas seria direcionar, de maneira eficaz, as variações patrimoniais das empresas, independentes da sua natureza ou razões de sua ocorrência, que acontecem no seu ciclo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com