TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuição para a economia de mercado de capitais

Artigo: Contribuição para a economia de mercado de capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/7/2014  •  Artigo  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

4º ponto

Pedro precisou comprar cinco caixas de um determinado medicamento para realizar um tratamento renal. A sua remuneração mensal permitiu aquisição de somente três caixas.

A restrição orçamentária tem alguma relação com a escassez?

Não, pois a restrição orçamentária advém do fato que o consumidor tem rendas limitadas, o qual limita a possibilidade das pessoas exercerem o consumo em razão dos preços que necessitariam pagar pelos diversos bens e serviços. Enquanto, a escassez é definida como limitação de recursos enquanto pobreza é a falta do mínimo de recursos para satisfazer as necessidades humanas. Escassez surge em virtude das necessidades ilimitadas das pessoas e da restrição física de recursos.

Tem a ver com a lei da oferta-procura: quando determinado produto está em falta (devido à enorme procura), isso indica escassez, ainda que os consumidores em questão disponham do montante para comprar tal produto; no que difere da pobreza, obviamente5º ponto

A todo instante, deparamo-nos com termo mercado. Expressões como preço de mercado financeiro, demanda de mercado, entre inúmeras outras, estão sempre presentes quando estudamos economia.

Defina o termo mercado e explique o porquê de sua importância para o funcionamento da economia.

O mercado é o ambiente social ou virtual propício às condições para a troca de bens e serviços. Também se pode entender como sendo a instituição ou organização mediante a qual os ofertantes (vendedores) e os demandantes (compradores) estabelecem uma relação comercial com o fim de realizar transações, acordos ou trocas comerciais.

O mercado de capitais no geral possui uma grande contribuição para a economia, e esta contribuição torna-se cada vez mais positiva, principalmente a participação do mercado de ações.

A participação dos investidores neste mercado também auxilia nesta movimentação e influência na economia.

- Financiamento de capital, os investimentos como em ações fornece capital para que as empresas possam expandir suas produções e assim movimentar a economia.

- O mercado traz para as empresas opções de financiamentos através das várias modalidades de investimentos.

- O mercado de capitais traz aos investidores a oportunidade de aumentar sua rentabilidade ou com os investimentos garantir uma melhor aposentadoria criando uma carteira de poupança.

- Através do mercado acionário transmitisse boas informações e demonstrações financeiras de boa qualidade que são passadas aos investidores e estimulam a cultura empresarial e de investimentos.

- Estrangeiros possuem acesso aos investimentos no Brasil, e isso traz investimentos decapital externo e movimentam a economia.

O mercado de ações além de influenciar nos fatores acima, também permite que os agentes econômicos possam prever as taxas de juros futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com