TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Capitais

Monografias: Mercado Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2013  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  1.919 Visualizações

Página 1 de 2

O que é e qual a finalidade do deposito compulsório?

Os depósitos compulsórios são recolhimentos obrigatórios de recursos que as instituições financeiras fazem ao Banco Central. No passado foram considerados como instrumento de política monetária, mas paulatinamente passaram a ser vistos como instrumento de preservação da estabilidade financeira. Os depósitos compulsórios produzem os seguintes efeitos sobre as condições monetárias:

_ influenciam o multiplicador monetário, ampliando ou reduzindo o volume de recursos que os bancos podem transformar em crédito para a economia e, dessa forma, controlar a expansão dos agregados monetários;

_ criam demanda previsível por reservas bancárias, o que assegura maior eficiência ao Banco Central em sua atuação no mercado monetário.

Fonte: http://www4.bcb.gov.br/pec/gci/port/focus/FAQ%2012-Dep%C3%B3sitos%20Compuls%C3%B3rios.pdf

Qual é a base monetária que o banco central usa para controlar a oferta total de moedas do país? Justifique.

A base monetária é obtida pelo somatório de papel-moeda em poder público, inclusive o depósito a vista, considerando os encaixes mantidos pelos bancos comerciais e reservas bancárias compulsórias recolhidas pelo Banco Central.

O que é poupança interna? Como ela afeta o crescimento do país?

A poupança interna em resumo é a soma das poupanças do governo, dos bancos, das empresas e das pessoas. O crescimento econômico é determinado por três fatores: o investimento, a incorporação de mão-de-obra ao processo produtivo e a produtividade, que é capacidade de produzir mais com os mesmos recursos humanos e materiais. O investimento depende da disponibilidade de poupança para financiá-lo. A poupança tem duas fontes: a doméstica e a externa. Quando a primeira é insuficiente, a segunda pode suprir a lacuna, mas à custa da geração de uma dependência de capitais externos. As altas taxas de juros tem propiciado a entrada de recursos externos, que podem ser retirados do mercado a qualquer momento.

Qual a diferença entre o Resultado Fiscal Primário e o Resultado Fiscal Nominal?

O resultado fiscal primário trata apenas gastos governamentais e as receitas, excluindo os juros. O resultado nominal utiliza o resultado primário mais os encargos dos juros da dívida publica. Quando o resultado nominal de determinado período é negativo a divida publica aumenta.

Qual a diferença entre politica cambial e politica comercial?

A política Cambial diz respeito a ação do governo sobre a taxa de câmbio. O governo fixa ou permite que a taxa de câmbio seja flexível, através do Banco Central. A política Comercial refere-se aos instrumentos que estimulam as exportações – estímulos fiscais e taxas de juros subsidiadas – e ao controle das importações – tarifas e barreiras maiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com