TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corporação

Tese: Corporação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Tese  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 4

Passo 1

A sociedade anônima é um tipo societário de grande importância, onde se concentra em sua esmagadora maioria, as empresas que atuam com vultosos capitais, por isso que tais sociedades também são conhecidas como sociedades de capital, onde a figura dos sócios pouco é relevante, mais importando o aporte econômico empreendido na sociedade.

As sociedades anônimas podem ser fechadas ou abertas, caracterizando-se as ultimas pela possibilidade de abrir as ultimas pela possibilidade de abrir seu capital no mercado de capitais (IPO).

Sociedade anônima também chamada de companhia, é aquele tipo de societário no qual o capital social é dividido em ações e no qual o sócio responde pelas obrigações sociais ate o limite do preço de emissão das ações que possuem, o objeto da companhia pode ser qualquer empresa de fim lucrativo, não contraria a lei, a ordem publica e aos bons costumes.

Importante destacar que a sociedade anônima sempre será considerada empresaria, não importa qual seja seu objeto,tem tanta importância em nossa realidade econômica atual que muitos economistas dizem que elas inauguram uma nova era para o capitalismo, a do capitalismo com capital.

Se caracterizaria esse período por um intenso fluxo de capital entre as bolsas de valores de todo o mundo e principalmente pelo acesso conferido também a classe media a participação em grandes empresas.

Essa nova fase, já observada em mercados melhor estruturados que o brasileiro, a muito tempo finalmente chega ao Brasil. O numero de acionista da BOVESPA vem aumentando de forma vertiginosa a bolsa quebra marcas históricas de cotação.

Passo 2

Formas de constituição jurídica

Comente sobre esse tipo de sociedade

Cooperativa

È regida pelo NCC e por legislação especial.Os estatutos da cooperativa podem determinar que a responsabilidade dos cooperadores seja ilimitada, ou limitada em relação a uns e ilimitada quanto aos outros.

Associação

Associação é uma organização resultante da reunião legal entre duas ou mais pessoas, com ou sem personalidade jurídica, sem fins lucrativos para a realização de um objetivo comum

Fundação

"Para criar uma fundação, o seu instituidor fará, por escritura pública ou testamento, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser a maneira de administrá-la.

Parágrafo único. A fundação somente poderá constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistência." (art. 62 do CC)

A sociedade difere da associação e fundação quanto a sua finalidade que é lucrativa. Em que pese a Associação ter finalidade semelhante a da fundação, aquela se caracteriza por reunião de pessoas (universitas personarum), enquanto esta, sobre um patrimônio, reunião de bens (universitas bonarum).

Também há diferença quanto a forma do instrumento de constituição, sendo

Sociedade em conta de participação – SCP

A sociedade em conta de participação (direito brasileiro) ou conta da metade (direito português) é uma sociedade empresária que vincula, internamente, os sócios. É composta por duas ou mais pessoas, sendo que uma delas necessariamente deve ser empresário ou sociedade empresária

Sociedade Capital e Indústria

É a formada por duas ou mais pessoas, contribuindo uma ou algumas para a formação do capital social e outra ou outras concorrendo apenas com o seu trabalho, é regulada pelos arts 317 a 324 do C.Com. Características e natureza: se caracteriza pelo fato de possuir sócios que concorrem para o capital com dinheiro, créditos ou outros bens e sócios que não contribuem para o capital social, mas que entram para a sociedade com o trabalho ou indústria; são, assim , sociedades de pessoas, de formação contratual, ou tomando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com