TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo do inventário

Resenha: Custo do inventário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  Resenha  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

Custos com estoque

Enquanto que o custo com armazenagem trata apenas dos gastos que a empresa tem em disponibilizar espaços para que os materiais sejam alocados e movimentados dentro de armazéns, os custos com estoques tratam especificamente daqueles associados aos materiais em si.

Sabemos muito bem que as empresas necessitam de estoques para atender as demandas de seus clientes com maior rapidez e pontualidade possível. Tendo isso como necessário, as empresas vêm concentrando seus esforços para diminuir ao máximo os custos com estoques.

Esses custos, se não forem bem administrados, podem responder por boa parte da composição de custos de um produto. Alguns estudiosos falam entre 10 e 40% do custo total do produto, ou seja, se não for bem gerenciado, somente o custo do estoque pode ser responsável por quase a metade de um valor de uma mercadoria.

Em se falando de uma economia estável, onde dispor estoques em demasia significa estar mobilizando capital, o descontrole destes custos pode provocar uma crescente necessidade da empresa por novos empréstimos ou então a elevação de seus custos de tal forma que seu patrimônio líquido diminua.

Assim, devemos encarar os custos com estoques, assim como outros, inevitáveis, a não ser que a empresa consiga disponibilizar seus produtos na hora em que o cliente deseja, o que seria uma coisa quase impossível.

Diferentemente do custo com armazenagem, o custo de estocagem é sempre variável e crescente, pois na medida em que se aumenta os níveis de estoques, os elementos que compõem seus custos aumentam de forma proporcional. Chega um momento que o nível de estoque está tão alto que pode prejudicar o capital de giro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com