TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos

Seminário: Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Seminário  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 7

Custos

Custo indireto é o custo que não tem relação direta ao produto elaborado, não consegue ser medido sem fazer uma divisão exata. São alocados através de sistemas de rateio para a sua apropriação. Para fazer essa apropriação basta analisar qual o melhor método para ratear o total de custos de um determinado departamento de produção aos produtos.

 Energia elétrica;

 Aluguel;

 Seguros;

 Depreciação;

Exemplo: Em uma fabrica de sapatos precisa de maquinas e equipamentos para a produção. Esses sofrem desgaste com o tempo que é chamado depreciação e precisam também de manutenção, esses gastos com manutenção e depreciação é o custo indireto de produção.

Custeamento por absorção consiste na apropriação dos produtos, de todos os custos incorridos na produção sendo ele custo indireto através de rateio ou direto de forma objetiva. Assim os produtos ficam no estoque de produto ate ser vendido e depois vão para a demonstração do resultado do exercício.

Segundo Lopes de Sá (1990, p. 109):

Afirma que o custeio por absorção é a “expressão utilizada para designar o processo de apuração de custo que se baseia em dividir ou ratear todos os elementos do custo, de modo que, cada centro ou núcleo absorva ou receba aquilo que lhe cabe por calculo ou atribuição”.

Produtos em processo são os produtos que já sofreram um processo de transformação, mas ainda não está totalmente finalizado. É a soma dos custos incorridos no período.

Produtos Acabados são os produtos finalizados. É a soma dos custos contido na produção acabada do período, pode conter custos de produção de períodos anteriores que só foram terminados no presente período.

Por ordem ou acabados Por processo

a) produto fabricado Produto heterogêneo Produto homogêneo

b) processo de produção Intermitente Contínuo

c) tempo de produção Produção mais demorada por unidade de produto Produção mais rápida por unidade de produto

d) volume de produção Pequenos volumes Grandes volumes

e) destino de produção Clientes específicos ou estoque Estoque

f) forma de controlar a produção Através das ordens Através do processo

g) momento da apuração do custo de produção No encerramento de cada ordem No final do período definido como de apuração de custo

h) cálculo do custo unitário Custo total da ordem dividido pelas unidades produzidas nas mesmas Custo do processo dividido pelas unidades produzidas e equivalentes em processo no final do período

Fonte: (ARAÚJO, 2013)

Unidade Equivalente de produção é o numero de unidade que poderiam se acabadas no presente período. Os custos de produção devem ser alocados nas unidades acabadas e semiacabadas e transferidas para o processo de produtos acabados.

Segundo Martins (2003, p. 156):

Equivalente de produção é um artificio para se calcular o custo médio por unidade quando existem produtos em elaboração nos finais de cada período; significa o numero de unidades que seriam totalmente iniciadas e acabadas se todo certo custo fosse aplicado só a elas, ao invés de ter sido usado para começar e terminar umas e apenas elaborar parcialmente outras.

Quando o preço de venda é formado com base nos custos pode – se dizer que são preços definidos de dentro para fora, os custos fazem parte na tomada de decisão para formação do preço de venda, seguindo os critérios de custeio variável e custeio por absorção.

Na opinião de Assef (2005, p.58-59) “formar preço pelo custo implica repassar ao cliente seus custos de produção, distribuição e comercialização, além das margens propostas para o produto”.

Formação do preço de venda com base no mercado a empresa pode fixar preço de acordo com os preços no mercado, deixando uma margem de lucratividade menor, ou até mesmo maior dependendo de seu comportamento no mercado onde está inserida.

Sobre a formação do preço baseado no mercado, Motta (1997:35), considera que:

As preocupações seguintes sejam tomadas para compatibilizar a formulação de uma estratégia de preço, quais sejam:

1. Identificar os custos incrementais e evitáveis que são aplicáveis a uma alteração de vendas.

2. Calcular a margem de contribuição e variação das vendas em equilíbrio relativas à mudança de preço proposta.

3. Avaliar a sensibilidade ao preço por parte dos compradores, com a finalidade de estimar a plausibilidade de eles alterarem suas compras, acima ou abaixo da variação das vendas em equilíbrio.

4. Identificar os concorrentes e avaliar suas prováveis reações.

5. Identificar compradores para os quais os custos, sensibilidade ao preço e concorrência são significativamente diferentes, e segmentá-los com base no preço, onde for possível.

6. Calcular as consequências em termos de lucro, aritmética ou graficamente, para diversas e prováveis alterações das vendas.

7. Aceitar ou rejeitar as modificações de preço propostas, considerando os benefícios de resultados favoráveis, em comparação com os riscos percebidos de consequências desfavoráveis.

Margem significa a diferença entre o valor do preço de venda e os valores dos custos e das despesas variáveis. Contribuição representa em quanto esse resultado contribui para o pagamento das despesas fixas e também para gerar lucro ao negócio.

Margem de contribuição nada mais é que: a soma dos custos variáveis com as despesas variáveis menos a receita. Através deste resultado obtém a sobra que representa o valor monetário obtido entre a receita e os gastos produzidos e vendidos.

Ponto de equilíbrio é o lucro variável da empresa, é a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com