TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos armazengem e manuseio

Tese: Custos armazengem e manuseio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Tese  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 5

7) Custos de armazengem e movimentação

O subprocesso de armazenagem constitui um elo entre o fornecedor, a produção e o cliente, formando um sistema do abastecimento à demanda e proporcionando, assim, um serviço eficiente ao cliente. Neste subprocesso são consideradas as atividades de Movimentação dos materiais, embalagens e produtos e acondicionamento dos estoques (estocagem), que são intimamente ligadas ao espaço físico, ao manuseio e à movimentação dos materiais e produtos.

Há um grande esforço por parte das empresas para minimizar o uso dos locais de armazenagem, com o objetivo de sincronizar a produção com a demanda do consumindor, vizando a evitar o acumulo dos estoques ao longo da cadeia para que obtenham menores custos, carregamentos e descarregamentos mais frequentes e girod mais rápido dos estoques.

É sempre imprescindivel verificar se a movimentação de materiais e produtos é necessária. Se for, deve-se verificar se o layout existente proporciona o melhor fluxo. Normalmente, considera-se que esta atividade não agrega valor ou produto, portanto essas operações devem ser mantidas em um nível mínimo.

Fatores que contribuem para a determinação dos custos de armazenagem:

 Características do recebimento

 Características de acondicionamento

 Características de selecão de pedido ou embarque

 Necessidades de etiquetagem

 Características de re-embalagem

 Necessidade de mão-de-obra direta e equipamentos

 Necessidade de recursos indiretos

Dependendo da forma como os estoques estão sendo acondicionados, esses custos podem ser fixos ou variáveis. Os custos fixos podem ser reduzidos pela eliminação de movimentos desnecessários na operação. Muitas empresas estão terceirizando os serviços de armazenagem para operadores logísticos, visando reduzir seus custos, procurando transformar custos fixos em variáveis.

Outra decisão logística é a opção de manter armazenagem própria utilizando-se de Centros de Distribuição. O conceito de consolidação corresponde ao processo de juntar cargas de origens diversas, para formar carregamentos maiores. Quando esse carregamento chega ao Centro de Distribuição ocorre a desconsolidação da carga.

A estocagem em trânsito refere-se ao tempo em que os materiais/produtos permanecem em um veículo. Novas estratégias de armazenagem envolvem o conceito do trânsito, no intuito de reduzir os níveis de estoques, tais como: centros de distribuição avançados, instalações do tipo transit point, cross docking e merge in transit.

Um desafio nos custos de armazenagem é assegurar que as estratégias de armazenamento e gerenciamento de custos sejam consistentes com todas as estratégias de nível de serviço da empresa. A função de separação (picking), responsável pela coleta do mix correto de produtos da área de armazenamento para satisfazer às necessidades de cada cliente, pode ser uma das atividades mais críticas.

Os custos da Atividade de Armazenagem normalmente são tratados contabilmente como custos indiretos de produção. Um fator que aumenta os custos de Armazenagem é a quantidade mantida em estoque. Para reduzi-la é necessária a redução do lead time de abastecimento e produção, bem como a sincronização das entregas dos materiais com a necessidade de produção. Os custos de armazenagem interagem ou são influenciados pelos custos de transporte, pois dependem da necessidade por tipo e modo de movimento.

8) Custos de transporte

O transporte é considerado como um dos subprocessos mais relevantes da Logística. Envolve o deslocamento externo do fornecedor para a empresa, entre plantas e da empresa para o cliente. É um fator na utilidade de tempo e determina com que rapidez e consistência um produto move-se de um ponto a outro.

As empresas devem sempre estar atentas ao gerenciamento dessa função, visto que sua eficiência esta ligada à satisfação do lciente e à minimização dos custos.

Os custos de transporte deveriam ser observados sob duas óticas: a do usuário (contratante) e a da empresa operadora (que possui frota própria). Na ótica do usuário, quando a empresa terceiriza as operações de transporte os custos são variáveis. Na ótica da empresa operadora os custos de transporte têm uma parcela fixa e uma parcela variável.

Os custos de transporte são influenciados basicamente pelos seguintes fatores econômicos: distânica, volume, densidade, facilidade de acondicionamento, facilidade de manuseio, responsabilidade e mercado.

A escolha do modo de transporte é influenciada pelos fatores custo, tempo de trânsito da origem ao destino, risco e frequência. Normalmente, o fator custo é o mais importante, mas outros fatores também podem comprometer a definição do modo de transporte.

 Modo de Transporte rodoviário

Esse tipo de modalidade de transporte é utilizado para cargas pequenas e médias, para curtas e médias distâncias, com coleta e entrega ponto a ponto. O transporte rodoviário oferece uma ampla cobertura, podendo ser caractgerizado como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com