TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO ECONÔMICA DE ESCASSEZ

Por:   •  16/3/2017  •  Resenha  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO À ECONOMIA

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como principal objetivo definir economicamente os termos escassez e fatores de produção além de identificar, como o problema da escassez, central para a economia, surge ou ocorre e qual a função dos fatores de produção neste problema. Para isso faremos o uso dos materiais utilizados em sala tanto quanto outras diversas fontes de referências bibliográficas como: artigos, livros e páginas da internet.

DESENVOLVIMENTO

A definição de escassez pode ser dada como uma determinada quantidade não suficiente de um determinado produto, ou seja, a falta deste. Para (BOARATI, 2006, p. 4) pode ser também conceituada como a “Quantidade disponível de um bem é inferior àquela que desejaríamos possuir”. A escassez de um produto/serviço se torna um problema num mundo capitalista, onde a tendência é de estar sempre “atualizado” em relação aos seus bens e serviços adquiridos pois as necessidades humanas vão sempre ser maiores do que os produtos e serviços disponíveis para serem adquiridos.

De acordo com Vanessa Boarati (2006, p. 4):

“A escassez surge do pressuposto de que as necessidades humanas são infinitas, ao passo que os bens ou os meios de satisfaze-las são sempre finitos. Diante disso a sua utilização pela sociedade deve ocorrer de forma eficiente, obtendo o máximo de retorno possível em sua utilização”

Devido a isto, chega-se a um ponto que: sempre que se escolhe alguma coisa, outra se perde (lê-se custo de oportunidade). “Assim num mundo de escassez, isto é, de recursos limitados, o provérbio “nada é de graça” resume bem a primeira lição sobre a tomada de decisões, que exige escolher um objectivo em detrimento de outro.” (MARAVILHA, 2007, p. 2). Para destinar os fins específicos dos recursos, em uma determinada economia, deve-se tomar três decisões fundamentais em relação aos mesmos: o que produzir, com que tecnologia produzir e, por fim, como distribuir o resultado do que foi produzido.

Os fatores de produção ou recursos produção são os meios utilizados para obtenção final de um determinado produto, podendo ser uma mercadoria ou um serviço. Que tem como objetivo gerar bens de consumo visando atender as necessidades da sociedade, dentro de uma concepção da escassez. As necessidades humanas são ilimitadas, já os fatores de produção possuem características limitadas, com isso, a escassez de tais fatores será associada as necessidades humanas, que irá resultar nos problemas econômicos.

Estes fatores podem ser classificados em: terra (abrange os recursos naturais que encontramos no planeta ou fora dele), trabalho (esforço humano, aplicado na produção de bens e serviços), capital (o acumulo de riqueza de um indivíduo), tecnológico (inovação de processos para o sistema de produção), empresarial (pessoas com capacidade empreendedora de aproveitar sabiamente a gama de recursos existente).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente trabalho teve como objetivo conceituar o termo escassez, fundamentos de produção e suas subdivisões, abordando o problema da escassez e o quando ocorre o acontecimento deste, no ponto de vista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com