TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - AVA ANHANGUERA TEMA 3

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 5

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Aula tema 3 - A globalização, a crise econômica global e o surgimento dos Brics.

A globalização pode ser definida como um processo econômico, cultural, social e político que estabelece uma integração entre as nações, ou seja, a população e os países de todo o mundo. Com esse processo ocorre a comunicação entre indivíduos, empresas e o governo, que realiza os processos comercias e também os financeiros, espalhando os avanços informacionais pelos quatro cantos do planeta.

A globalização surgiu devido o capitalismo, para poder atender as necessidades, e teve sua expansão entre as nações, através do Sistema Neoliberal, que no Brasil ocorreu em 1990 por Fernando Collor, onde, se teve um aumento da liberação comercial, pela queda de tarifas e o visível aumento das exportações.

O Outsourcing é um fenômeno de terceirização ou fragmentação das atividades, sendo um modo que as empresas encontraram para aumentar sua produtividade e a sua lucratividade.

Os parâmetros da terceirização devem ser observados, pois, é um fenômeno frágil para os trabalhadores e consumidores, uma vez que, a força do trabalhador será voltada para realizar as suas atividades para o tomador de serviços. O que não se pode perder, acima de tudo, é o respeito sobre o trabalhador terceirizado.

Uma empresa como exemplo da globalização é a FORD. A Ford foi a primeira indústria automobilística a se instalar aqui no Brasil, isso ocorreu em 1919. Mas foi fundada muito antes, em junho de 1903 na famosa Detroit como a Ford Motor Company, seu fundador foi o Henry Ford, investindo um capital inicial de vinte e oito mil dólares, e neste mesmo ano, a empresa já começou a exportar veículos para a Grã-Bretanha.

Seu primeiro automóvel a ser fabricado foi o “Modelo A” com 1708 unidades feitas até o ano de 1904, neste ano aconteceu a abertura da primeira fábrica da Ford fora dos Estados Unidos da América, no Canadá. Mas a fabricação de veículos só iniciou no ano seguinte, em 1905.

Em 1908 a Ford se tornou a maior fabricante norte-americana de automóveis com a produção do “Modelo T”, sendo feitas mais de 15 milhões de unidades com métodos de produção convencionais da época.  

A evolução da Ford com a globalização.

De 1914 a 1918: Paralisação da vinda de automóveis para o Brasil, devido aos acontecimentos da Primeira Guerra Mundial.

Em 1919: É aprovada a filial da Ford no Brasil, localizada no estado de São Paulo, teve um capital inicial de vinte e cinco mil dólares, as fabricações do “Modelo T” e caminhões começaram com apenas 12 funcionários em um pequeno depósito. Foram vendidos 2447 unidades de automóveis e no ano seguinte mais de 4000 unidades.

Em 1921: Foi inaugurada uma nova sede da filial brasileira, em um grande prédio desenvolvido para funcionar como linha de montagem, se tornando a primeira instalação construída com essa finalidade. No ano seguinte, a Ford Motor Company iniciou a importação dos modelos de luxo de Lincoln para o Brasil.

Em 1927: Neste ano foi inaugurado o Centro de Treinamento de Serviço, esta iniciativa se tornou pioneira, pois, contribuiu para a formação de milhares de mecânicos especializados no país. Foi paralisada a produção do “Modelo T” para dar lugar ao “Modelo A” que teve melhor custo-benefício da história dos automóveis antigos, trazendo novos recordes e vendas.

Em 1929: Aconteceu o “crash da Bolsa de Nova York”, essa queda inesperada das ações afetou profundamente o ritmo da expansão dos negócios de uma forma que nunca havia sido vista.

Em 1932: Foi criado o primeiro motor v8 de relação baixo-custo, substituindo o “Modelo A”, onde, em pouco tempo se tornou o único tipo de motor oferecido pela Ford, após aperfeiçoamentos.

Em 1939: Na Europa aconteceu a invasão da Polônia e o mês de setembro foi marcado pelo início da Segunda Guerra Mundial, paralisando os negócios automobilísticos.

Em 1945: Marcado pelo fim da Segunda Guerra Mundial e a consequente redemocratização do nosso país. De forma lenta, se reinicia a montagem de veículos novos após a paralisação nos anos de guerra.

Em 1951: Houve um aumento no preço do café, trazendo novas divisas para o Brasil e a importação dos automóveis atinge novo recorde. Dois anos mais tarde, a Ford completou 50 anos e também foi inaugurada uma nova fábrica, localizada no bairro do Ipiranga, onde, se tornou a mais moderna instalação industrial automobilística da época.

Em 1956: A empresa familiar passou a ser 22% pública com a venda das ações da companhia. O início do governo de JK lançou uma nova era de otimismo e desenvolvimento nacional. No ano seguinte a Ford lançou o primeiro veículo brasileiro a gasolina (o caminhão F-600 V8).

Em 1967: O mundo é tomado pela Guerra dos Seis Dias no Oriente Médio, enquanto isso, a Ford produziu o primeiro automóvel verdadeiramente moderno feito no Brasil (o Galaxie 500) e também adquiriu controle sob a fábrica em São Bernardo do Campo que está ativa até hoje.

Em 1973: Neste ano deu-se inicio ao embargo dos países que produziam petróleo, causando a alta dos preços e consequentemente a fata de combustível, levando a uma corrida para a produção de carros menores e mais econômicos.

Em 1979: A Ford anunciou a produção de veículos a base de álcool no Brasil, também se iniciou a produção de pick-ups (F-1000) com motor a Diesel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com