TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 01- Ava Anhanguera

Trabalho Escolar: Aula Tema 01- Ava Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  1.183 Visualizações

Página 1 de 2

A Sociologia é a ciência voltada à análise das relações e interações humanas, por meio do estudo sistemático do comportamento social e dos grupos humanos. Sobre a Sociologia é possível dizer que:

I) A Sociologia, como disciplina científica, nasceu no século XIX, contudo, pode-se dizer que ainda é uma disciplina que está em processo de formação.

II) Auguste Comte foi o primeiro a utilizar o termo Sociologia e o fez para substituir a expressão Física Social. Suas explicações sociais estavam fundamentadas em princípios positivistas.

c. I e II

Émile Durkheim definiu que o objeto de estudo do sociólogo é o fato social. Assim, é possível apontar que na visão durkheiminiana:

Escolher uma resposta.

b. os fatos sociais são modos de agir, pensar e sentir que são exteriores aos indivíduos e podem ser tratados como coisas. Possuem poder de coerção e atingem os indivíduos, sem que estes controlem tal situação

O marxismo consiste em um pensamento sociológico crítico da sociedade capitalista e foi desenvolvido por Marx e Engels. Sobre o marxismo é incorreto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. A obra de Marx não teve tanta influência para a História e a Sociologia quando as ideias de Comte. Com o fim da Guerra Fria, a influência do pensamento marxista praticamente deixou de existir

A Sociologia é uma Ciência que nasceu a partir das mudanças radicais desencadeadas pela Revolução Industrial ocorrida na Europa, mais especificamente na Grã-Bretanha, a partir do final do século XVIII. Sobre a Revolução Industrial, é incorreto afirmar que:

Escolher uma resposta

b. as mudanças causadas pela Revolução Industrial foram positivas para o progresso social. O homem conquistou tanto sua liberdade financeira, por meio do trabalho assalariado, como intelectual com o surgimento de novas ciências, como a Sociologia.

Considerando a Sociologia como ciência, é correto apontar que:

Escolher uma resposta.

c. a Sociologia é o estudo da sociedade e sua influência sobre o comportamento humano, por meio da utilização de métodos científicos na abordagem dos fenômenos sociais

Associe os principais nomes da sociologia a seus respectivos pensamentos:

I. Auguste Comte A. Existem regras a serem seguidas na análise dos problemas sociais, que devem ser considerados como coisas à medida que podem ser individualizados e portanto observáveis.

II. Émile Durkheim B. O mundo real, a economia e as relações de produção determinam o pensamento do homem.

III. Max Weber C. O positivismo é responsável pela organização da sociedade ao estabelecer a ordem nas ideias e nos conhecimentos por meio da criação de crenças comuns.

IV. Karl Marx D. O tipo ideal é um instrumento de análise dos acontecimentos ou situações concretas que exigem conceitos precisos e claramente definidos.

Escolher uma resposta.

a.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com