TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO trabalho em equipe

Seminário: DESENVOLVIMENTO trabalho em equipe. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Seminário  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 4

No mercado atual em que estamos inseridos, as empresas devem estar em constante mudança, em constantes avanços, não só em tecnologia, mas também em conhecimento. Portanto nos dias atuais, a Gestão de Conhecimento é de grande importância às organizações.

Na realidade é o conhecimento que gera as outras coisas, é através dele que as ideias se formam para serem transformadas em atitudes, é através dele que as empresas encontram novos caminhos para o lucro, e assim continuar se mantendo no mercado competitivo, podemos dizer então que a empresa geradora de conhecimento tem uma vantagem sobre as demais.

É partindo desta premissa que iremos fazer este relatório, mostrando a partir dos tópicos trabalho em equipe, criação do conhecimento, concorrência global, e importância da gestão do conhecimento, o quanto este tema é de grande valia para as empresas.

DESENVOLVIMENTO

Trabalho em equipe

Para uma empresa ser bem sucedida no mercado atual, necessariamente precisa ter uma equipe empenhada para tal finalidade, e assim conseguir esse objetivo. No entanto, sabemos que trabalhar em equipe muitas das vezes não é uma tarefa das mais simples, pois envolve pessoas, diferentes ideias e opiniões, e muitas vezes essa diferença causam problemas graves, prejudicando o objetivo final.

É nessa hora que o líder deve se fazer presente, pois é ele quem retém os conhecimentos e habilidades de cada integrante, e a transforma em força para empresa, tornando o ambiente harmonioso para todos, tornando assim a criação de ideias mais eficaz e rápida, ou seja, cabe ao líder elaborar o melhor ambiente “BA” possível à sua equipe, a fazendo então a trabalhar como tal.

Como foi dito antes, trabalhar em equipe muitas vezes é complicado, mas os integrantes podem tomar determinadas atitudes para facilitar o convívio, como por exemplo, usar o bom senso e compartilhar a responsabilidade.

Usar o bom senso é de extrema importância pois desta forma o integrante procurará olhar o lado bom nas coisas, irá pensar bem antes de falar e agir, e estará pronto para ouvir quando for necessário. E principalmente usando o bom senso, o integrante sempre que for emitir uma opinião, irá escolher bem as palavras, procurando não ferir nenhum integrante, tornando assim o ambiente melhor para ambos.

Outra atitude de extrema importância que pode ser tomada para melhorar o convívio é compartilhar as responsabilidades com os demais, pois as vezes o trabalho em equipe sofre o que chamamos de “ Preguiça Social”, que ocorre quando alguns integrantes do grupo não se esforçam ao máximo pois acham que a sua responsabilidade com o resultado não é tão grande.

Portanto, evitar esse comportamento é obrigação, porque quando se trabalha em equipe, mesmo quando o erro não é de determinado integrante, todos saem culpados, portanto assumir a responsabilidade e a dividir entre os demais, é vital.

De acordo com pesquisa realizada nas empresas do Brasil, para 17% dos entrevistados saber trabalhar em equipe é a competência comportamental mais importante num funcionário. E também a mais difícil de se encontrar atualmente.

Trabalhar em equipe é importante não só para a empresa em questão, mas também para a carreira individual, pois como pode ser visto, trabalho em equipe é uma das qualidades mais bem vistas no mercado atual, e possuí-la pode. Significar uma grande vantagem sobre os demais concorrentes.

Portanto, podemos dizer então

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com