TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: A necessidade de formação e desenvolvimento de equipes

Seminário: ATPS: A necessidade de formação e desenvolvimento de equipes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Seminário  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 5

1.0 INTRODUÇÃO

O Presente trabalho vem mostrar a necessidade da formação e desenvolvimento de equipes, o trabalho individual vem dando espaço para a realização de tarefas em grupos, isto ocorre devido o conhecimento diferenciado das pessoas que leva a obter os resultados almejados.

Osgrupos formais são constituídos devido à necessidade da organização de definir as estruturas, as atribuições de trabalho que estabelecem tarefas, o ambiente da empresa, a liderança, as diretrizes, as decisões, as orientações, as condições e os recursos.

A liderança influencia diretamente na direção e coordenação de atividades de um grupo. Muitos erros são cometidos pelos lideres principalmente no que se diz respeito à capacidade de influenciar as pessoas. Um dos desafios da liderança é facilitar que os objetivos comuns entre os grupos sejam atingidos de forma eficiente, apoiar a realização das metas profissionais e pessoais e com isso possam ser compartilhadas com toda a organização.

As mudanças muitas vezes são enxergadas como ameaçadoras e com freqüência deixamos de criar oportunidades, de buscar alternativas para a solução dos problemas. Cada vez mais precisamos de uma liderança focada nas necessidades das pessoas para que se possam atingir os objetivos comum . Outro motivo do fracasso é a falta de capacidade do líder em antecipar as situações ameaçadoras deixando de explorar a situação atual nas organizações, muitos acabam se esquecendo do pró-atividade e perdem oportunidades de serem eficientes e competitivas.

Nas organizações a falta de conhecimento do processo de liderança é que faz a diferença, é o que esta acontecendo com a empresa Pet Glamour, vamos mostrar as conseqüências e causas, mostrar o que deve ser feito para ter grupos comprometidos adesenvolver um ótimo trabalho, levando essa organização e ter lucros novamente e um lugar agradável para trabalhar.

2. RELATÓRIO – FORMAÇÃO DE GRUPOS – EQUIPES

Analisando os problemas da organização Pet Glamour, percebemos que não é somente financeiro e sim de uma simples distribuição de tarefas. Percebemos que o nível de estresse entre os gestores estão elevados devido à má administração de recursos, tarefas e cargos.

O gerente da loja vem lidando com problemas, que ao longo do tempo foram somando e contribuindo para que seu estresse chegasse ao nível elevado. O seu relacionamento com os colaboradores esta abalado tem sido agressivo com as pessoas devido à perda de controle sobre a loja e insubordinação de alguns colaboradores, o comportamento dos demais, são de pessoas que não estão interessados em ajudar a recuperar tais números. Percebemos que o gerente quer que todos entendam que para tudo funcionar perfeitamente, não depende somente dele e sim de todos. A empresa necessita que todos trabalhem em equipe, fazer verdadeiras parcerias entre colaboradores, gestores, fornecedores para conquistar clientes e um ambiente de trabalho agradável.

Temos ainda o proprietário que também esta com um nível de estresse elevado. Além de sua sócia não ajudá-lo na administração da empresa, ela ainda o cobra e culpa por todos os problemas que vem acontecendo. Apesar de ser muito paciente e controlado, ele tem lidado com o fato da empresa estar com os lucros caindo, sem quehaja uma ajuda, opinião ou participação de alguém para tentar reajustar a empresa.

A Pet Glamour tem vários pontos negativos, o mais forte e o responsável por todo conflito dentro da organização é a desmotivação dos funcionários, ou seja, eles não trabalham em equipe, cada um faz o que acha certo para alcançar suas metas, esquecem que uma organização só funciona se todos os setores forem bem posicionados. Isso é os fornecedores, os clientes e colaboradores as partes se intercalam. Para alcançar metas é preciso diferentes talentos, conhecimentos e poder, Sem falar na auto - estima que faz com que seus membros se sintam valorizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com