TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES

Ensaios: DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2014  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvendo Equipes

Muitos autores (Moscovici,1994 e Castilhos,1999) estabelecem uma difenrenciação entre grupos e equipes colocando os primeiros como associações de pessoas, não necessariamente com objetivos comuns. Inclusive utilizam este aspecto como diferença principal: a equipe seria um grupo desenvolvido, que passa a ter objetivos claros e comuns a todos os seus membros

No filme observamos a formação de grupos de acordo com interesses, como caracteristicas pessoais, beleza ou formação acadêmica. Nesse grupo a figura do lider é autoritario, hostil e tem dificuldade de se relacionar com os os do mesmo grupo, no filme é o personagem de Graham. Demonstra que o conhecimento não é suficiente para ter o sucesso alcançado, também é necessário força de vontade, cooperação e formação de uma equipe.

Segundo Maximiniano (1986) a palavra equipe é comunente usada para designar grupos de pessoas que trabalham juntas numa missão, projeto, departamento ou qualquer outra especie de organização.

A equipe de Billy e Nick se tornou uma equipe numa competição esportiva onde todos os membros se uniram para atingir o objetivo de ganhar o jogo. Com o auto-estima exaltada por Bily, cada um deu o melhor de si, ajudando seus companheiros e seguindo uma estrategia determinada. Com essa força conseguiram empatar o jogo e não ganharam porque membros do outro grupo sabotaram no final do jogo.

Bass(1990) cita os líderes como agente de mudança, cujos atos afetam outras pessoas mais do que as outras pessoas afetam por seus próprios atos.

No filme observamos que Bily representa uma liderança sobre os membros, sempre levantando a autoestima e conhecendo os pontos fortes de todos da equipe. Dessa forma quando Bily resolve sair da equipe, todos ficam perdidos sem conseguir completar as tarefas. E quando ele decide retornar, todos renovam o espirito de equipe e acrescentam conceitos na sua apresentação ao cliente e conseguir o ultimo objetivo do estagio.

“Pereira(1995) p116. A estabilidade é conhecida, não traz surpresas, não ameaça.

A mudança traz surpresas, não ameaça. A mudança traz o inesperado, a surpresa, o desafio, o movimento. Mesmo a expectativa de mudança é favorável, quem nos garante a priori, que ela seguirá os caminhos traçados? Daí a angustia, o medo a fuga”

No filme tem várias situações de mudanças onde Bily e Nick primeiro perdem o emprego, que tinham uma estabilidade, uma vida confortavel. Porém com a perda do emprego, Bily vê uma oportunidade de estagio na Google, que atualmente é a empresa dos sonhos. Eles conseguem passar na entrevista e começa uma nova mudança, de conceitos, conhecimento, estrutura e etc. Tudo na empresa é novo, as pessoas são jovens e a principio isso assusta muito. Quando Bily acha que não está saindo bem na equipe ele se sente fracassado, com medo da mudança de aceitar o novo.

Segundo Kotler (2003) a economia global proporciona riscos quanto a oportunidades forçando as organizações a buscarem melhoria continuas, não somente para ser competitiva, mais para sobreviver.

As empresas como a Google investe no bem estar dos funcionarios, oferecendo uma infra estrutura adequada, equipamentos e a possibilidade de desenvolver cada individuo. No filme esse ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com