TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

D.R.E. - Demonstrativo de Resultados

Seminário: D.R.E. - Demonstrativo de Resultados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  Seminário  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 6

Transient

8. D.R.E. - Demonstrativo de Resultados

_O DRE, demonstrativo de resultados, é uma ferramenta financeira de uso obrigatório e que deve ser formalmente apresentada todo mês pelo gestor financeiro à diretoria sênior da empresa.

Essa apresentação deve comparar os resultados previstos no orçamento versus o realizado no mês e também demonstrar a evolução positiva ou negativa dos indicadores de performance da empresa.

Contraditoriamente, o DRE ainda é um completo desconhecido para a maioria dos gestores, inclusive os que se definem como financeiros mas que nunca ouviram falar nessa ferramenta básica e de vital importância para gestão da empresa.

O DRE é uma ferramenta gerencial gerada e gerida pelo departamento financeiro. Ele demonstra com clareza de detalhes o resultado das estratégias ( ou falta de ) da empresa e aponta com precisão a evolução positiva ou negativa dos três principais pilares da empresa: vendas, custos e despesas.

Ler e entender o DRE é extremamente simples. O DRE permite observar ( veja o exemplo ):

Históricos das vendas, custos e despesas

Incidência de impostos sobre os produtos vendidos

Composição dos custos relativos aos produtos ou serviços

Margem da operação

Contas de despesas específicas que afetam positiva ou negativamente os resultados

Lucro da operação

Geração de caixa e controle preventivo do fluxo de caixa

Estratégia de investimento

Evolução dos indicadores

Planos de ação preventivos conforme variações do ambiente de mercado

1) Históricos das vendas, custos e despesas

_O DRE permite fazer uma análise vertical e horizontal da performance da empresa no tempo.

Na prática, você consegue verificar como uma conta está evoluindo ou deteriorando.

Análise Vertical. Compara uma determinada conta com o faturamento. Ou seja, qual o percentual daquela conta específica se relacionada ao faturamento de um determinado período.

Análise Horizontal. Compara a conta ao longo de vários períodos e verifica se está aumentando ou diminuindo proporcionalmente.

2) Incidência de impostos sobre os produtos vendidos

A incidência de impostos no Brasil é bizarra. As regras e incentivos tributários variam de estado para estado, que também negociam pedágios para vendas entre eles. Alguns estados concedem isenção de ICMS, outros crédito de ICMS. Em ambas as situações são irrecuperáveis na maioria das vezes. Na prática, essa desordem exige um planejamento tributário constante. Muitas vezes a empresa é simplesmente obrigada a mudar de estado para continuar viabilizando sua operação. Portanto, fique atento a movimentação de cada estado e também de seus concorrentes.

3) Composição dos custos relativos aos produtos e/ou serviços

_A composição dos custos, ou CMV – Custos das Mercadorias Vendidas - é essencial para formação de preços e apuração da margem geral da empresa.

A margem apurada deve ser suficiente para pagar as despesas fixas da operação ou back-office e principalmente gerar o lucro combinado com o acionista.

Cuidado para não complicar o cálculo sem necessidade na hora de eleger custos fixos e variáveis e despesas fixas e variáveis. Os níveis de complexidade podem ir desde uma definição interna, que resolve o problema, até um "monstro indomável" chamado custeio ABC. Na dúvida, chame um especialista!

4) Margem da operação

A margem, e nunca o faturamento, é quem define a saúde da operação. A matemática é simples e implacável. Se a margem da empresa esta baixa, não caia na tentação simplista e equivocada de cortar custos apenas.

_Se é essa a medida que sua empresa está tomando nesse momento, provavelmente sua empresa está correndo um risco sério de deterioração irrecuperável.

Nesse caso, provavelmente sua empresa, sem planejamento estratégico, não soube tratar as causas da falta de margem e agora sofre o efeito.

_Exija de seus gestores de vendas, marketing e desenvolvimento de produtos respostas claras e objetivas, contemplando cronogramas e investimentos que tirem a empresa dessa arapuca.

5) Isolar e destacar contas de despesas específicas que afetam positiva ou negativamente os resultados

Cada conta de despesa deve seguir a orientação e limites impostos pelo orçamento. Se sua empresa não tem orçamento e o resultado está entregue a sorte, aí tanto faz. Caso contrário, considere uma conta de despesa como um cheque preenchido previamente.

_É importante não gerar a despesa que extrapolou o orçamento, já que uma vez gerada, deverá ser paga. Cada conta deve ter um dono que responderá por seu controle.

6) Lucro da operação

O lucro operacional mostra a capacidade da empresa de gerar resultados, gerar caixa e consequentemente lucro.

O lucro da operação é uma informação estratégica. Ajuda a decidir sobre as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com