TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descreva as Funções Alocativa, Distributiva, e Estabilizadora do Setor Público

Por:   •  7/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  2.562 Visualizações

Página 1 de 2

Descreva as funções alocativa, distributiva, e estabilizadora do setor público.

R: A função alocativa é associada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado. A função distributiva é a forma do governo de redistribuir a renda de forma retire os recursos dos mais ricos e os transfere para as áreas menos favorecidas. A função estabilizadora é relacionada com a intervenção do Estado na economia, de forma que altera os níveis de preços e empregos.

Quanto aos bens públicos:

a) Defina bem público.

R: São os bens que o mercado não consegue fornecer, precisando da ação do Estado.

b) Defina bem de consumo coletivo, bem público puro e bens semipúblicos ou meritórios.

R: Bem de consumo coletivo é o que seu consumo não excludente funciona somente quando a sua utilização não está saturada. Bem público são o serviço de meteorologia, defesa nacional e serviços de despoluição. Os semipúblicos são os bens que satisfazem o princípio da exclusão, mas não são produzidos pelo Estado.

Em relação à tributação, o que preconiza:

a) o princípio de benefício?

R: O princípio do benefício é um tributo justo em que cada contribuinte paga ao Estado um montante diretamente relacionado com os benefícios que dele recebe.

b) o princípio da capacidade de pagamento?

R: Os agentes devem contribuir com impostos de acordo com sua capacidade de pagamento. Um exemplo disso é o imposto de renda.

Defina os seguintes termos:

a) impostos diretos e impostos indiretos;

R: Imposto direto é aquele que incide sobre a renda e riqueza. Imposto indireto é o que incide sobre transações de mercadorias e serviços.

b) estrutura tributária progressiva, regressiva e neutra;

R: Estrutura tributária progressiva é quando o aumento na contribuição é proporcionalmente maior que o aumento ocorrido na renda. Estrutura tributária regressiva e neutra ocorre quando o aumento na contribuição é proporcionalmente igual ao ocorrido na renda.

c) déficit primário, déficit operacional e déficit nominal do setor público.

R: Déficit primário é medido pelo déficit total, excluindo correção monetária e cambial e os juros reias da dívida contraída anteriormente. Déficit operacional é medido pelo déficit primário, acrescido dos juros reais da dívida passada. Déficit nominal indica o fluxo líquido de novo financiamento, obtidos ao longo de um ano pelo setor público não financeiro em sua várias esferas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (26.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com