TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descreva as diferenças entre macroeconomia e microeconomia

Seminário: Descreva as diferenças entre macroeconomia e microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Seminário  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 6

Fundamentos de Economia-ADM 2014.1

Trabalho valendo 20% nota da 2ª AV.

Data de entrega: 30.04.2014

Equipe:

Crislane Oliveira de Araújo

Maria do Carmo da Silva Santos

Teciana Rodrigues

Leandro

Samila Sousa

Marcia Daliane Moreira

Ana Claudia

Raimundo Nonato Da Silva Junior

Felipe Neto

1ª QUESTÃO : Descreva sobre as diferenças entre a macroeconomia e a microeconomia.

R- Microeconomia, ou teoria dos preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos.

Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como, renda e produto nacionais, nível geral de preço, emprego e desemprego, estoque de moedas e taxas de juros, balanço de pagamento e taxa de câmbio.

2ª QUESTÃO Dentre os inúmeros desequilíbrios provocados pela malversação dos recursos naturais, destaca-se, pela grandeza e relevância, a mudança de clima dessa forma o Protocolo de Quioto constitui-se de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa antropogênicas do aquecimento global. As discussões começaram em 16 de Fevereiro de 2007 em Washington, os chefes de estado do Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, China, Índia, México e África do Sul.Em relação a teoria da produção e dos custos, vimos em sala de aula que há muitas diferenças entre a ótica utilizada pelos economistas e a utilizada por contadores e administradores. Em linhas gerais pode-se dizer que a visão econômica é mais global, visando analisar o mercado (o ambiente externo e as empresas), enquanto a contábil-financeira é especifica, centrando se mais no detalhamento dos gastos de uma determinada firma. Descreva as principais diferenças que estão entre conceitos de custos privados e custos sociais (externalidades positivas e negativas) das empresas.

R- Custo social, em economia, representa todos os custos que são associados a alguma atividade econômica. Abrange os custos advindos da produção de certo produto (custo privado) e os custos externos à firma, que são percebidos pela sociedade como um todo (externalidade). Externalidades positivas: Quando uma unidade econômica cria benefícios para outras, sem receber pagamento por isso, ou seja, se o custo privado é maior do que o custo social há uma externalidade positiva. Ex.: Uma empresa treina mão de obra, que acaba, após o treinamento, transferindo-se para outra empresa. Externalidade Negativa: Quando uma unidade econômica cria custos para outras, sem pagar por isso, ou seja, se o custo social excede o custo privado. Ex.: Poluição e congestionamento causado por automóveis, caminhões e ônibus.

3ª QUESTÃO “As Patentes de medicamentos geralmente são reconhecidas pelo prazo de dez anos, de acordo com regras internacionais aceitas por muitos países”. De acordo com a teoria das estruturas de mercado qual o objetivo do governo em privilegiar as empresas por meio de patentes?

R-

4ª QUESTÃO: Se o IBGE estimar o Produto Interno Bruto (PIB), indicador que mede o nível de crescimento da economia, seja um resultado negativo. Responda a seguir:

a)Dessa forma quais as políticas FISCAIS que o governo poderia utilizar para a retomada do crescimento?

5ª QUESTÃO: Produção: é o processo de transformação dos produtos adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado. Pela análise Microeconômica se considera dois tipos de relações entre quantidade produzida e a quantidade utilizada dos fatores:Análise de Curto Prazo. Quando na produção existir pelo menos um fator fixo e as demais variáveis e; Análise de longo prazo:Quando todos os fatores de produção são considerados variáveis.Dessa forma explique o que é importante observa na análise de curto e depois na análise de longo prazo das empresas.

6ª QUESTÃO “Corte orçamentário de R$ 50 bi, com consequente contenção de investimento em obras e políticas públicas ao segurar verba que poderia ter investido em obras ou políticas públicas, o governo reduziu "os efeitos positivos da expansão dos gastos públicos sobre a demanda interna”. De acordo com essa ação de governo responda:

a) Que tipo de política econômica pode ser classificado? (assinale, com um X, a opção correta)

( ) Política de renda ( ) Política Fiscal ( ) Política Monetária ( ) Política cambial ou comercial

b) Qual a Meta do governo que pretende-se alcançar com essa ação?

7ª QUESTÃO: No dia 29 de maio de 2013, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, subiu a taxa básica de juros (a Selic) em 0,5 ponto percentual, indo para 8% ao ano (estava em 7,5%).Quais os objetivos do COPOM com essa ação?

8ª QUESTÃO Se Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduzir as alíquotas do recolhimento compulsório sobre depósitos responda:

a)Qual o tipo de política econômica ele estará fazendo?

b)Qual o objetivo?

c)Para atingir a meta de crescimento econômico o que ele poderia fazer com a taxa básica de juros da economia?

d) E o mercado de títulos públicos -openmarket (compra e venda de título) o que seria melhor, comprar ou vender, ao equivalente a redução as alíquotas do recolhimento compulsório sobre depósitos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com