TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desemprego

Seminário: Desemprego. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  Seminário  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Corpo do Trabalho

O desemprego pode ser classificado como:

- Tecnológico: quando há substituição do trabalho humano por trabalho robotizado;

- Estrutural: quando há concentração de mão-de-obra em trabalhos rurais e há ausência de desenvolvimento tecnológico;

- Conjuntural: quando há baixa estimulação de investimentos no país.

O desemprego é sem dúvida um vilão da nossa sociedade, sendo inaceitável que, iniciando um século cujas perspectivas vão além de nossa imaginação ainda exista uma grande parte da sociedade desempregada.

Ter um emprego não só constitui o principal recurso com que conta a maioria das pessoas para suprir suas necessidades materiais como também lhes permite plena integração social. Por isso, a maior parte dos países reconhece o direito ao trabalho como um dos direitos fundamentais dos cidadãos.

Existem várias causas para o desemprego, dentre elas estão o desenvolvimento tecnológico, importações baratas, imigração de mão-de-obra barata, migração de áreas rurais, baixa qualificação, educação muitas vezes precária, terceirização, entre outros. Devido a esses fatores as empresas exercem suas funções com um quadro reduzido de funcionários, com objetivo de diminuir gastos e assim oferecer uma competitividade no mercado.

Se por um lado faltam empregos para a maioria da população, também faltam qualificados para as novas oportunidades, consequência disso é que as empresas vão em busca de pessoas com talento e criatividade que podem ser adequadas ao mercado que está em constante transformação.

De modo geral, a globalização gera novas oportunidades, mas também desafios, como a integração social, diversificação de bens, maior acesso a tecnologia.

Considerações Finais

Os gastos com o desemprego são altíssimos, como o seguro-desemprego, previdência social, saúde, aumento na criminalidade, etc. O problema do desemprego não é simples, por esse motivo é necessário programas de investimentos na infra-estrutura produtiva e social do país, além da diminuição de impostos e taxas de juros, só assim as taxas de desempregos poderão baixar e proporcionar a toda a sociedade uma vida mais digna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com