TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desemprego e inflação

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 6

EXERCÍCIO

1) Diferencie os conceitos de inflação de demanda e de inflação de custos, mostrando como eles conduzem a explicações diferentes sobre as causas da inflação.

Resposta:

Inflação de demanda: ocorre quando a demanda agregada supera a oferta agregada por bens e serviços. Para que ocorra, é necessário pressupor que a capacidade ociosa da economia está próxima ao nível de pleno emprego dos fatores de produção. Sua causa podem ser as mais diversas: Aumento dos gastos governamentais; Excesso de moeda; Excesso de crédito; Choque de demanda (euforia).

Inflação de custos: tem origem na oferta de bens e serviços, ocorre quando o custo de produção é repassado aos preços ao consumidor. Dependem de um mercado concentrado, assim, quanto maior a concentração do mercado (menor concorrência), mais os empresários possuem o poder de repassar o aumento dos custos para os preços finais. A inflação de custo pode ser causada, ainda, pelo choque de oferta. Quando fenômenos inesperados afetam a produção (como a quebra de uma safra causada por fenômenos naturais).

2) Discuta os efeitos perniciosos da inflação sobre o poder aquisitivo, mostrando quais são os que são mais atingidos pelos processos inflacionários.

Resposta:

As altas taxas de inflação podem ter efeitos sobre a distribuição de renda, ou seja, reduzindo o poder aquisitivo das classes que dependem de rendimentos fixos, os assalariados; os que auferem renda de aluguel (valorização do imóvel).

Os aumentos nos salários dos trabalhadores e nas pensões, muitas vezes ocorrem com atraso em relação à inflação, especialmente aqueles com pagamentos fixos. Quando é refletida a nível salarial, mas não tributário, a inflação pode traduzir aumentos de impostos ocultos, na medida em que os rendimentos inflacionados podem empurrar os contribuintes para escalões de tributação superiores.

Com uma inflação elevada, o poder de compra é redistribuído daqueles com rendimentos fixos, como os pensionistas, para aqueles com rendimentos variáveis cujos salários se podem manter mais a par da inflação.

3) Discuta os efeitos perniciosos da inflação sobre o mercado de crédito, evidenciando como determinados agentes econômicos podem beneficiar-se com o endividamento.

Resposta:

Os efeitos perniciosos da inflação sobre o mercado de crédito são evidenciados com a retração das aplicações em poupança e similares. E em compensação estimula a aplicações em bens como, terras e imóveis. As taxas brutas de juros que se formam no mercado de crédito não são uniformes. Ou seja, devido à redução do poder de compra, há custos escondidos para alguns e benefícios para outros. Por exemplo, com a inflação os credores (mutuantes) ou depositantes que recebem uma taxa de juro fixa por empréstimos ou depósitos, perdem poder de compra nos juros que recebem para benefício dos seus devedores (mutuários). Os indivíduos ou instituições com ativos na forma de dinheiro sofrem um declínio no poder de compra desses ativos. A incerteza acerca do poder de compra futuro do dinheiro desencoraja o investimento e as poupanças.

4) Embora a inflação seja, essencialmente um fenômeno monetário, podem ocorrer inflações decorrentes de causas estruturais. Em que se fundamentam as teorias estruturalistas da inflação.

Resposta:

Existem várias causas, dentre alguns, temos a oferta de alimentos inelástica, combinada com uma demanda que cresce aceleradamente, em razão da rápida urbanização e do crescimento da população; estrutura do comércio internacional: rigidez das importações, associada ao pouco dinamismo das exportações; inflação associada ao processo de substituição de importações; a estrutura oligopolista do mercado facilita o repasse dos aumentos de custos aos preços. Ocorrem pela elevação dos custos de produção, porém, ao contrário da inflação de custo é causada pela configuração da infraestrutura existente no local (estradas, transporte, energia e etc), que afetam os custos dos processos de produção, distribuição e fornecimento. Os estruturalistas desenvolveram a teoria da inflação inercial e segundo eles, a inflação resulta de modificações estruturais na economia que provocam mudanças nos preços relativos, as quais, aliadas à rigidez de preços em alguns setores da economia e a passividade monetária, levam a subida dos preços absolutos. Os Estruturalistas, entretanto, entendem que os diversos setores da economia crescem em ritmos distintos, assim gerando um excesso de demanda nos mercados nos quais a produção (oferta) não consegue atender ao necessitado (demanda). As tensões inflacionárias seriam geradas pela falta de dinamismo da agricultura e da capacidade de importar. Essa vertente também entende que os países em desenvolvimento tenderiam a perder nas relações de troca à medida que o mundo vai se desenvolvendo, tendo em vista que a demanda cresce mais para os bens produzidos nos países desenvolvidos do que para os bens produzidos nos países pobres. Sendo assim, a capacidade de importar ficaria limitada.

5) Que relação há entre o desemprego cíclico e a demanda agregada.

Resposta:

Também chamado de desemprego involuntário ou conjuntural. Está ligado à insuficiência da demanda agregada na economia e por esse motivo também é conhecido como desemprego keynesiano. Acontece quando trabalhadores e, em geral, os fatores produtivos, ficam ociosos devido ao fato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com