TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento e Sustentabilidade

Seminário: Desenvolvimento e Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Seminário  •  2.165 Palavras (9 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 9

Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental123

6.1 Contextualizando

Estamos diante de um mundo cada vez mais globalizado e encontrar alternativas à lógica que rege o trabalho pelo capitalismo é uma necessidade eminente.

Assim, surge a necessidade de buscarmos novas opções econômicas, ou seja, outra economia. Ao contrário da economia capitalista, esta nova opção deve ser baseada na solidariedade e na generosidade humana: a economia solidária.

Diante disso, neste capítulo 6, nós abordaremos temas relacionados a essa nova economia, cujos pilares estão alicerçados na participação, cooperação e pactuação, por meio de um (re)aprendizado constante e mútuo.

Portanto, ao final deste capítulo, esperamos que você esteja apto a: •Entender os aspectos funcionais da economia solidária;

•Compreender a forma como eles estão atrelados a um novo processo educativo;

•Perceber a economia solidária como ferramenta de alcance do desenvolvimento sustentável.

Esperando contribuir com seus conhecimentos acerca dos caminhos para o desenvolvimento sustentável, desejamos bons estudos!

ECONOMIA SOLIDáRIA: PERSPECTIVAS DE gESTãO COM FOCO NO FUTURO

CAPÍTULO 6

Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental

Capítulo 6

6.2 Conhecendo a teoria

6.2.1 economia solidária: muito prazer!

Ao longo de nossos escritos, estamos sempre afirmando e reafirmando os efeitos gerados pela busca incessante de lucro gerado pela economia de mercado. Consideramos também que isso se deve principalmente aos avanços gerados a partir do advento da Revolução Industrial, ocasionando uma sobrecarga nos ecossistemas terrestres.

Pare um pouco e pense: não parece contraditório falarmos que os avanços tecnológicos têm uma parcela de contribuição para o contexto ambiental mundial?

Na verdade, a chave de resposta desta questão está ligada a formas como as inovações tecnológicas são utilizadas, pelo único ser vivo capaz de manipular a natureza para atender seus desejos. Ou seja, isso tudo está intimamente ligado à zona de conforto humana e às maneiras encontradas para mantê-la.

Podemos acrescentar que o conforto custa caro e uma forma de financiálo é a partir da economia de mercado, pois, se as inovações tecnológicas não tiverem viabilidade econômica, fatalmente elas serão descartadas.

Entretanto, apesar de todas essas justificativas acerca do poder do mercado na manipulação das inovações tecnológicas, é importante considerar que o Planeta precisa que trilhemos outro caminho, o caminho do desenvolvimento sustentável.

Não custa nada lembrá-lo(a) que o caminho para o alcance do desenvolvimento sustentável é o atendimento das necessidades das gerações atuais sem o comprometimento dos recursos, para que as gerações futuras também possam usufruí-los.

Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental

Capítulo 6

Assim, em nosso livro-texto, estamos sempre discutindo a necessidade de buscarmos novas formas de consumo, aliando o suprimento das nossas necessidades diárias com as de recomposição dos recursos que utilizamos do Planeta.

Evidenciamos também a busca da humanização da economia, por meio da adoção de mecanismos que ultrapassem os desígnios do mercado. Assim, surge a temática da ecologia humana como forma de mitigar essa ação danosa.

Você pode enriquecer essa discussão entrando em contato com os seus colegas de turma pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem e discutindo formas de melhor utilizar os recursos do planeta de modo a garantir a sustentabilidade.

Neste caso, retomamos os preceitos do autor Leonardo Boff, quando ele fala da compaixão, da solidariedade, do amor ao próximo (independentemente de quem ele seja), entre tantas emoções positivas que surgem nesse contexto da subjetividade humana.

Espere um momento! Já estamos nesta altura conhecendo a teoria e ainda não fomos apresentados à economia solidária. Realmente, não com palavras explícitas, porém, desde o momento que iniciamos a discussão acerca de um novo rumo para o planeta, direcionado para o consumo sustentável, estamos apresentando diretrizes para este novo caminho.

A economia solidária não se resume a um produto, a um objeto. Ela se constitui num sistema que vai muito além dos próprios empreendimentos solidários. Ela é, sobretudo, a adoção de um conceito. A economia solidária respeita o meio ambiente, produz corretamente sem utilizar mão de obra infantil, respeita a cultura local e luta pela cidadania e pela igualdade (GADOTTI, 2009, p.24).

Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental

Capítulo 6

Assim, percebemos que ela é mais do que uma ideologia, ou seja, a economia solidária se apresenta como uma alternativa à economia de mercado. Isso significa que sua prática vai além do simples discurso, pois, é necessária a um novo aprendizado para conseguir colocá-la em prática.

Mais uma vez nos deparamos com a questão educacional permeando o desenvolvimento sustentável. Tal fato vem reafirmar que ela é uma ferramenta indissociável para o alcance de novas formas de produção de consumo e da própria educação.

Estes, por sua vez, devem ser orientados por um saber ambiental que contemple os seguintes aspectos: cooperação; corresponsabilidade; comunicação; comunidade, o chamado fator C (GADOTTI, 2009).

6.2.2 A educação transformadora como caminho para a economia solidária

Gadotti (2009) afirma que apreender o conceito de economia solidária é compreender, antes de tudo, como ele está ligado à premissa de viver bem, ou seja, para que isso ocorra, é necessário a compreensão da forma como é feito na prática.

Neste caso, ocorre uma dependência mútua de ambos os temas (economia solidária x educação), pois o princípio da cooperação, fundamento da economia solidária, se apresenta como uma oportunidade de revolução educacional.

Dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com