TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferentes significados do termo "Economia"

Seminário: Diferentes significados do termo "Economia". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Seminário  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 4

03- Os vários significados do termo Economia

Segundo o professor Paul Singer, podemos distinguir pelo menos três significados do termo "economia". O primeiro significado é a qualidade de ser estrito ou austero no uso de recursos ou valores. Quando dizemos: "Dona Maria é uma boa dona de casa. Ela é econômica", isso significa que Dona Maria trata de comprar pelo menor preço, nunca cozinha mais do que vai ser comido, evita que as coisas se estraguem.

O segundo significado é a característica comum de uma ampla gama de atividades que compõem a "economia" de um país, de uma cidade (Foz do Iguaçu, por exemplo),etc.

E o terceiro significado do termo "economia" se refere à ciência que tem por objeto a atividade (aquela que dá o segundo significado). A Economia é a sistematização do conhecimento sobre a economia.

A economia procura estudar os negócios comuns da vida da humanidade. Por negócios comuns, podemos entender as cenas comuns da vida economia . A economia tem sido entendida como estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos. Ainda que possamos estudar economia, de muitas maneiras existem algumas idéias centrais, que são consideradas princípios básicos de economia por parte de alguns economistas. Em qualquer parte do mundo uma economia é um grupo de pessoas que estão interagindo uma com as outras e dessa forma, vão levando a vida. O desenvolvimento econômico e a expansão das atividades econômicas de um país são pontos fundamentais para entender como funciona a economia de um país. Apenas o governo, através do órgão de planejamento, pode organizar a atividade econômica de maneira a oferecer e atender a todas as demandas eventualmente estabelecidas pela população. Quando os mercados não estão alcançando a eficiência econômica e equidade na distribuição de renda , a intervenção do governo deve ocorrer. A economia é uma Ciência Social, pois se ocupa do comportamento humano e estuda como as pessoas e as organizações na sociedade se empenham na produção, troca e consumo de bens e serviços. Nós podemos definir a palavra economia, como as necessidades individuais ou sociais, utilizando para isso recursos naturais limitados. Desde que surgiu o ser humano no planeta, iniciou-se a atividade econômica.

3

1 - Introdução à Economia

Juarez Alexandre Baldini Rizzieri

Professor do Departamento de Economia da FEA / USP economista (USP), mestre (Universidadede Purdue, EUA) e doutor pela USP.

1. Uma observação inicial

Um curso de Introdução à Ciência Econômica deve garantir pelo menostrês objetivos: primeiro, estimular o estudante à percepção e ao interesse pelosproblemas econômicos; segundo, familiarizá-lo com as teorias que se propõema analisar os mesmos problemas e, finalmente, mostrar o quanto se deveaprender com humildade esta maravilhosa ciência social. O desafio é grande,mas a paciência, a vontade e o entusiasmo devem ficar acima das dificuldades.Cada conceito deve ser rigorosamente entendido, para que não se perca acoerência lógica do raciocínio analítico que é inerente ao pensamentoeconômico.Este trabalho contém as seguintes partes:- apresentação de alguns problemas econômicos;

- método de análise científica;

- a Economia como ciência social;

- relação da economia com as demais áreas de conhecimento;

- a "escassez" como objeto da economia;

- os problemas econômicos básicos;

- organização econômica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com