TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defina os tres significados do termo RH

Tese: Defina os tres significados do termo RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Tese  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  9.402 Visualizações

Página 1 de 7

1. Defina os tres significados do termo RH.

resp; 1-função ou departamento. RH aqui é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, comunicação, higiene e segurança do trabalho, benefícios etc. 2-um conjunto de práticas de recursos humanos. Aqui RH refere-se ao modo como a organização opera suas atividades de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, benefícios, comunicação, higiene e segurança do trabalho.3-uma profissão. Aqui RH refere-se aos profissionais que trabalham em tempo integral em papeis diretamente relacionados com recursos humanos, a saber: selecionadores, treinadores, administradores de salários e benefícios, engenheiros de segurança, médicos do trabalho etc.

2. Qual e ocontexto do Gestao de Pessoas?

resp;A Gestão de Pessoas é formada por pessoas e organização. As pessoas dependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais. Crescer na vida e ser bem-sucedido quase sempre significa crescer dentro das organizações. As Organizações dependem diretamente e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos. Ou seja, ambas as partes dependem uma da outra. Vivemos em uma sociedade de organizações, pois nascemos nelas, aprendemos nelas, servimo-nos delas, trabalhamos nelas e passamos a maior parte de nossas vidas dentro delas.

3. Comente a compatibilizac;ao entre objetivos organizacionais e individuais.

resp;Através de uma pesquisa de caráter quali-quantitativo, este estudo objetivou analisar a compatibilidade entre as competências de uma organização não governamental - Projeto Beira da Linha (PBL) - e as competências dos seus talentos como condição para o alcance dos seus objetivos. Fundamentada em um levantamento bibliográfico, a pesquisa é caracterizada como um estudo de caso de enfoque exploratório-descritivo, sendo aplicada junto a dois grupos distintos: os gestores e os demais funcionários. Pudemos concluir com o estudo que há compatibilidade em nível de concepção do que sejam as competências organizacionais e as competências individuais no PBL, mas há pouca sintonia entre as mesmas quando se trata da sua aplicação e operacionalização real, o que, mesmo assim, parece não afetar o sentimento de envolvimento dos membros organizacionais haja vista que o PBL consegue de forma atuante alcançar muitos dos seus objetivos, principalmente aqueles de atuação sócio-educacional.

4. Pessoas como recursos ou como parceiros. 0 que isto significa?

resp;Os empregados podem ser tratados como recursos produtivos das organizações: os chamados recursos humanos. Como recursos, eles precisam ser administrados, o que envolve panejamento,organização, direcção, e controle de suas actividades, já que são considerados sujeitos passivos da acção organizacional. Daí a necessidade de administrar os recursoshumanos para que eles obtenham o máximo rendimento possível. Neste sentido, as pessoas constituem parte do património físico na contabilidade da organização. como parceiros das organizações. Como tais,elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, capacidades e, sobretudo, o maisimportante aporte para as organizações - a inteligência, que proporciona decisõesracionais e imprime o significado e rumo aos objectivos globais. Desse modo, as pessoas constituem o capital intelectual da organização. As organizações bem-sucedidasse deram conta disso e tratam seus funcionários como parceiros do negócio e não maiscomo simples empregados contratados.

5. De duas definicões do Gestao de Pessoas.

resp;1Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, re­compensas e avaliação de desempenho. 2ARH é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.

6. Quais os principais objetivos do Gestao de Pessoas?

resp;Proporcionar aos colaboradores motivação. (reconhecimento, desafio profissional e plano de carreira); Desenvolver um programa de treinamento e desenvolvimento. (focado em resultados, autodesenvolvimento aliado à missão da empresa); Assegurar à empresa uma vantagem competitiva: (colaboradores = agentes de mudança); Manter a qualidade de vida dos colaboradores: (liberdade de atuação, adequação das horas, confiança nos funcionários,…). Gerenciamento das mudanças (flexibilidade e adaptação); Política ética e de abertura: (preocupar-se com a empresa e com os funcionários); Desenvolver lideranças: (identificar talentos e preparar sucessores).

7. Quais sao os processes do Gestao de Pessoas?

resp;processo de agregar pessoas, processo de aplicar pessoas, processo de recompensar pessoas, processo de desenvolver pessoas, processo de manter pessoas e o processo de monitorar pessoas, sendo que cada processo tem sua importância para que a organização alcance seus objetivos

8. Explique os processos de agregar pessoas.

resp;Os processos de agregar pessoas constituem o primeiro grupo de processos da

moderna Gestão de Pessoas. Eles podem se apresentar com uma enorme variabilidade nas organizações.Algumas delas ainda utilizam processo tradicionais e ultrapassados, enquanto outras lançam mão de processos avançados e sofisticados para escolher e trazer pessoas quevenham fazer parte do seu quadro, ou O mercado precisa entender o quão importante é ter uma ferramenta dessa dimensão nas mãos. Hoje se tornou imprescindível recrutar pessoas de forma ágil e dinâmica, como administradora de recursos humanos vejo que as empresas ainda não investem em R&S, pensando somente em gastos, porém não percebem que um funcionário mal recrutado trará mais despesas do que o investimento em um processo de recrutamento de qualidade. São os processos utilizados para incluir novos funcionários na empresa. Diz respeito, portanto, a provisão ou suprimento de pessoas na organização. Este subsistema define quem irá trabalhar na empresa e tudo tem início com o planejamento de recursos humanos, pesquisa de mercado de RH, Recrutamento de Pessoas, Seleção de Pessoas e Integração de Pessoas (ambientação do novo funcionário)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com