TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diplomacia economica

Por:   •  6/4/2015  •  Resenha  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Diplomacia Economica

Traduz-se em acordos internacionais financeiros e de coordenação, negociação de comércio e investimento, desenvolvimento e políticas ambientais internacionais.

Tem por missão promover os interesses económicos nacionais e ser o instrumento de negociação permanente das condições da ordem económica internacional, com o objectivo de salvaguardar e melhorar essa mesma ordem económica, evitando a guerra e os conflitos económicos.

Fundamenta-se na criação e na distribuição dos proveitos e benefícios económicos provenientes da articulação entre as relações económicas internacionais.

Relaciona-se com os processos de tomada de decisão, negociação política e as questões relativas às relações económicas internacionais, envolvendo o Estado e as instituições constituídas por estes a nível regional ou internacional.

Difere no que se trata de reconciliar objectivos de política nacional e internacional em contexto económico cada vez mais interdependente e globalizado.

A diplomacia económica empreendeu uma nova dinâmica, sobretudo no plano institucional multilateral, onde se iria vocacionar para o estabelecimento de regras internacionais de funcionamento do sistema internacional, e especializar-se, em grande medida, nas políticas de cooperação e de apoio ao desenvolvimento.
Verifica-se uma multicentridade da diplomacia económica para além da exercida pelos Estados soberanos, na mediação entre as estratégias das empresas, nas políticas da educação, da ciência, da saúde, da fiscalidade, dos transportes e comunicações ou do turismo.
O Estado encontra-se comprometido a enquadrar as suas acções numa perspectiva de competitividade internacional, de forma a assegurar o crescimento, a modernização e o bem-estar social, enquanto factores de legitimidade e de garantia do seu funcionamento governamental regular e normal.
Também, os condicionalismos políticos que são impostos no relacionamento económico internacional, através de exigências de cláusulas internacionais para o respeito pelos direitos humanos, da democracia, ou de protecção ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (26.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com