TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA Pergunta de revisão

Tese: ECONOMIA Pergunta de revisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  Tese  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Questão de revisão

1 resposta:

Economia está dividida em dois ramos principais: a Microeconomia e a Macroeconomia.

A Microeconomia trata do comportamento individual das “unidades econômicas”. Tais “unidades” abrangem consumidores, trabalhadores, investidores, entidades

do governo, proprietários de terra, empresas – na realidade, quaisquer agentes que tenham participação na produção e/ou distribuição de bens (riqueza). A Microeconomia explica como e por que essas unidades tomam decisões de produção e consumo. Por exemplo, ela esclarece como os consumidores tomam decisões de compra e de que forma suas escolhas são influenciadas pelas variações de preços e rendas; explica, também, de que maneira as empresas determinam o número de trabalhadores que contratarão e como os trabalhadores decidem onde e quanto trabalhar.

01.

A macroeconomia estuda o funcionamento da economia em seu conjunto. Preocupa-se com questõesconjunturais de curto prazo. Em suma a macroeconomia ocupa-se do comportamento global do sistema econômico refletido em um número reduzido de variáveis.

Microeconomia é o ramo da ciência econômicavoltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo (indivíduos e família); ao estudo das empresas e ao estudo da produção de preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos.

resposta:

02.Sintetize os objetivos da política econômica.

Os principais objetivos da Política Econômica são: promover o desenvolvimento econômico, garantir o pleno emprego e a estabilidade de preços, o CONTROLE dainflação, promover a distribuição da riqueza e da renda e equilibrar o volume financeiro das transações econômicas com o exterior.

03. Políticas de estabilização da inflação não são compatíveiscom melhoria no grau de distribuição de renda. Você concorda? Por quê?

Eu não concordo com a afirmação, pois políticas de estabilização da inflação acarretam distorções principalmente sobre adistribuição de rendimentos, isto é, ao diminuir as perdas dos trabalhadores, melhora a renda real dessa CLASSE de renda.

4. Comente a questão da compatibilidade (ou não) entre as metas de melhoria nograu de distribuição de renda e a BUSCA do crescimento econômico, à luz da experiência brasileira no período do Milagre Econômico.

Com relação às metas de melhoria no grau de distribuição de renda e abusca do crescimento econômico, à luz da experiência brasileira no período do Milagre Econômico NÃO são compatíveis, já que a idéia de que a concentração de renda deu-se apenas devido à elevação dademanda por mão-de-obra qualificada, pois se este fosse o caso uma política intensa de treinamento levaria a uma redistribuição de renda que compensaria os efeitos nocivos do crescimento.

5.

Instrumentos de política econômica:

1) Política Fiscal: Gastos Públicos e Impostos. São aqueles instrumentos que afetam o lado "real" da economia;

2) Política Monetária: Instrumentos ligados a quantidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com