TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia PERGUNTA

Ensaio: Economia PERGUNTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Ensaio  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 5

PERGUNTA 1

1. Ao iniciar os estudos em economia você teve contato com o seguinte conceito:

Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem(escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. (VASCONCELLOS & GARCIA, 2004, p.2).O ato de tomar decisões/escolher sobre um caminho a seguir é uma atitude que todo economista está habituado a desempenhar. É importante observar que ao analisar o comportamento dos indivíduos ora pelo lado da demanda ora pelo lado da oferta o que se busca encontrar é como esses indivíduos realizam suas escolhas seja para adquirir um bem (produto/serviço) seja para produzi-lo. Identifique entre as alternativas abaixo aquela que apresenta o conceito formal da oferta:

a. Ofertar significa estar disposto a comprar, ao passo que comprar é efetuar realmente a aquisição. A oferta reflete uma intenção, um desejo, enquanto a compra constitui uma ação.

b. Ofertar é ter a intenção ou estar disposto a vender, enquanto que vender é fazê-lo de fato. A oferta mostra as intenções de venda dos produtores.

c. A oferta é dada pela intersecção das curvas de demanda e de oferta. Este ponto é único, a quantidade que os compradores desejam comprar é exatamente igual à quantidade que os produtores desejam vender, não há excesso de demanda ou de oferta.

d. A oferta, também, é chamada de Teoria dos Preços porque são os preços que coordenam as decisões dos agentes econômicos no mercado.

e. Originalmente, oferta significava um local onde os bens e serviços são comercializados. Atualmente, podemos conceituar oferta como a interação entre compradores e vendedores de um produto ou serviço.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

1. A questão da escassez de recursos produtivos para atender todas as necessidades humanas é amplamente discutida no estudo das necessidades humanas que tendem ao infinito enquanto que os recursos produtivos tendem ao finito. Esta discussão sobre a escassez, também, interfere nos mecanismos de mercado uma vez que os produtores precisam de insumos de produção para produzir os bens ou serviços que estão interessados em vender. A dificuldade por encontrar esses insumos pode provocar dificuldades na produção de um determinado bem ou serviço o que, conseqüentemente, implicará em dificuldade de satisfazer uma determinada necessidade. Essa explicação conceitual, ampliada, sobre a escassez interferindo nos interesses da oferta e nos interesses da demanda demonstram que escassez é um problema que permeia toda a economia. Diante desse contexto assinale a alternativa que apresenta uma situação de escassez pelo lado da demanda.

a. A escassez da demanda ocorre quando a queda nos preços provoca uma grande corrida por consumo de bens e serviços na economia. O mercado aquecido os compradores produzirão em grande quantidade satisfazendo todos os demandantes.

b. A escassez da demanda ocorre quando a queda nos preços provoca uma grande corrida por parte dos produtores intencionados em produzir bens e serviços que satisfaçam todas as necessidades humanas.

c. A escassez da demanda ocorre quando a elevação de preços provoca uma grande corrida dos consumidores ao mercado para adquirir bens e serviços que satisfaçam suas necessidades. Assim, o mercado sofrerá como conseqüência a elevação da produção desses bens e serviços para satisfazer todos os demandantes.

d. A escassez da demanda ocorre quando a elevação de preços provoca um desestímulo aos consumidores na aquisição de bens e serviços que satisfaçam suas necessidades. Isto é, haverá uma demanda maior que a oferta.

e. A escassez da demanda ocorre quando a elevação de preços provoca um desestímulo aos consumidores na aquisição de bens e serviços que satisfaçam suas necessidades. Isto é, haverá uma oferta maior que a demanda.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

1. O aquecimento econômico brasileiro proporcionando aumento do poder aquisitivo, basicamente determinado pelo crescimento da renda disponível da coletividade, tem condições de provocar a expansão da procura de determinados produtos e serviços. O Portal de Notícias da Globo (G1-Economia e Negócios) publicou em 9 de janeiro de 2010 a reportagem “Economia aquecida deve liberar 'desejo represado' de consumo em 2010”. O teor desta reportagem estava concentrado na seguinte previsão:“A expectativa de crescimento acima de 5% da economia em 2010 deve liberar o "desejo represado" dos consumidores brasileiros. Na lista de desejos do consumidor nacional estão a renovação de televisão, geladeira, telefone celular e computador.

Segundo o Ibope, trocar a televisão está nos planos de 6,4% dos brasileiros para os próximos 12 meses. Isso quer dizer que mais de 6 domicílios de cada 100 que possuem televisão pretendem comprar um aparelho novo ao longo de 2010.

Nesta mesma comparação, diz o instituto, a taxa de renovação das geladeiras deve ficar em 5,7%, enquanto a dos telefones celulares e computadores devem marcar, respectivamente, 4,7% e 3,8%.”

Considerando que o preço de equilíbrio sofre influência da dinâmica de mercado em relação à demanda e a oferta identifique abaixo a afirmativa correta sobre o preço de equilíbrio:

a. Deslocar-se-á da posição de equilíbrio inicial para um nível mais alto, se não houver possibilidade da expansão da oferta do produto.

b. Cairá do ponto inicial para uma posição mais baixa, se a oferta do produto permanecer inalterada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com