TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EQUIDADE

Resenha: EQUIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Resenha  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 2

EQUIDADE

Sentença com amor.

Vem do latim Equitar.

Imparcialidade para reconhecer o direito de cada um usando a equivalência para retornarem iguais.

Forma justa de aplicação no direito, pois é adaptada à regra, à uma situação existente onde são observados os critérios de igualdade e de justiça.

A equidade não somente interpreta a lei, como evita que a sua aplicação possa, em alguns casos, prejudicar alguns indivíduos, já que toda interpretação de justiça deve tender para o justo, para que na medida do possível, suplemente a lei, preenchendo os vazios encontrados na mesma.

No direito Romano, teve fundamental papel no desenvolvimento, que caracterizava-se pelo formalismo, originalidade e rigidez, aplicando a igualdade aritmética e não a igualdade. Ela não se estendia a todos que viviam no império, criando uma massa de excluídos que não podiam recorrer à justiça. Porém, com a invasão da Grécia pelos romanos, ouve uma sincretização entre as duas culturas e com isso, além da introdução do direito escrito, a filosofia Grega influenciou na queda da rigidez do direito, através do princípio da Equidade.

Tanto que o termo Iniqüidade significa uma grave injustiça, ou um pecado. O termo é geralmente usado para designar a transgressão da lei, a falta de justiça o tratamento desigual entre os indivíduos. É possível também, ver a palavra na /bíblia em diversas passagens e em outras religiões, além da cristã, utilizando o tema.

O uso da equidade tem que ser disposto conforme o conteúdo expresso da norma, levando em conta a moral social vigente, o regime político do estado e os princípios gerais do Direito; A equidade em síntese, completa o que a justiça não alcança, fazendo com que sua aplicação não se torne muito rígida, onde poderia prejudicar alguns casos específicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com