TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equidade em latim “equitas”

Tese: Equidade em latim “equitas”. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Tese  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Equidade em latim “equitas”. Significa a equidade serve para atribuir a imparcialidade à regra para um determinado caso específico, a fim de deixá-la mais justa. A Equidade começou na Grécia antiga, porque ela não excluía o direito escrito, o tornando mais democrático, e teve também um papel importante no direito romano. A Equidade se tornou uma forma justa da aplicação do Direito, porque é adaptada a regra, a uma situação existente, onde são observados os critérios de igualdade e de justiça.

Pag. 1

Conceito

A equidade não somente interpreta a lei, como evita que a aplicação da lei que possa, em alguns casos, prejudicar alguns indivíduos, ou beneficiar o injusto, já que toda a interpretação da justiça deve tender para o justo, na medida do possível, suplementando a lei preenchendo os vazios encontrados na mesma. Como um bom exemplo as leis no Brasil, diante de uma constante evolução social, acabam se tornando obsoletas, formando-se, assim, lacunas nas normas legais; e é aí que entra o papel da equidade na correção destas leis.

A equidade não é meramente um simples método de interpretação, e sim uma forma de se evitar que a aplicação da norma geral do Direito positivo em casos concretos e específicos, acabe prejudicando alguns indivíduos, haja vista que toda interpretação da justiça deva tender para o justo, à medida do possível.

Na Teoria da Equidade o princípio é a motivação que depende do equilíbrio entre justo e à organização através do sistema produtivo como do seu desempenho e aquilo que recebe através do sistema retributivo como a sua compensação.

Pag.2

Conclusão

Segundo Alguns autores da teoria da Equidade, as pessoas sentem-se motivadas sempre que espera receber da sociedade uma compensação justa pelos os seus esforços em favor de algo. A justiça desta compensação é avaliada pelas pessoas através da comparação entre o que recebem outras pessoas cujos contributos são semelhantes.

No caso da compensação ser injusta, as pessoas sente-se insatisfeitas e tendem a reduzir as suas contribuições “injustiças”, ou seja, Equidade pode ser considerada um bem comum, que regula o conceito da justiça e do justo. No direito Romano a equidade teve papel fundamental no desenvolvimento do Direito, que se caracterizava pelo formalismo, oralidade e rigidez, aplicando a igualdade aritmética e não a equidade. Ele não se estendia a todos os que viviam no império, criando uma massa de excluídos que não podiam recorrer à justiça. Porém, com a invasão da Grécia pelos romanos, houve uma sincronização entre as duas culturas e, com isso, além da introdução de um direito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com