TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA DE LIDERANÇA DE CUSTOS

Tese: ESTRATÉGIA DE LIDERANÇA DE CUSTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Tese  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

produtos adequados ao consumidor, diferenciados e pouco suscetíveis a economias de escala. Uma das estratégias dos produtores de gerar ou agregar valor e está relacionada a forma associativa de organização. produtivas de seus negócios . Como integram os agentes nessas cadeias, como estação compostas as forças de mercado, como a cadeia é coordenada e identificar o mercado apropriado para cada produto, os canais de produtores para enfrentar a força dos compradores. Sem dúvida é uma tarefa difícil quase impossível, para os agricultores enfrentaram individualmente, sem o espirito cooperativo.

2. ESTRATÉGIA DE MERCADO

Três são os elementos que garantem o desempenho e a competitividade de um empreendimento agropecuário: estratégia competitivas de mercado; pessoas habilitadas e processos produtivos eficiente e sustentáveis (econômico, ambiental e social).

Há estratégia competitivas de mercado que as empresas (produtores) podem utilizar para uma situação defensora perante seus concorrentes. A melhor estratégica depende, logicamente, da sua própria circunstancia. Nenhuma abordagem estratégica simples será igualmente boa para todas as empresas., porém ela deve ser adaptada para suprir as capacidades internas e ambientais(externa) competitivas.

2.1 ESTRATÉGIA DE LIDERANÇA DE CUSTO

O principal enfoque da estratégia de custo é obter um custo mais baixo em relação a seus concorrentes. É tentativa de ter o produto com menores custos do mercado, mantendo-se a qualidade. É adotada na área de produtos sem diferenciação, homogêneos, como as commodties. A estratégia de liderança em custos pode ocorrer por redução dos custos econômicos unitários, eliminando custos que não agregam valor ao produto; melhoria dos processos produtivos; desenvolvimento tecnológico e inovação; otimização dos recursos produtivos; e qualidade da gestão.

2.2 ESTRATÉGIA DE FOCALIZAÇÃO - Nicho de Mercado

Esta estratégia sugere que a empresa esteja segmentada em um determinado comprador/cliente/consumidor, linha de produto ou área geográfica (nicho de mercado). O conceito é servir um determinado segmento do mercado melhor do que ninguém.

2.3 ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO

A estratégia de diferenciação dos produtos para agricultura familiar compreende o grau em que um produto e considerado diferente pelos compradores/consumidores. Sob o ponto de vista econômico, a diferenciação do produto visa tornar a curva de demanda mais inelástica, reduzindo, dessa forma, o número de bens substitutos. É uma variável que permite alcançar rendimentos maiores do que a média do setor ,blindagem contra a rivalidade competitiva, fidelização dos clientes e menor sensibilidade ao preço, porém tendem a ser imitados. Cria-se uma imagem, a ser percebida pelo consumidor, de que o produto ou serviço e a empresa são únicos para os consumidores (PORTER,1985). O produto passa de tomador de preço para formador de preço.

As principais estratégias são: diferenciação de produto; de serviços ao cliente; canais de distribuição; imagem da marca; de pessoas no atendimento; atributos do produto; certificação; rastreabilidade e denominação e denominação de origem identidade socioambiental; transformação e processamento mínimo.

A diferença de uma das mais importantes estratégias da empresa, na agregação de valor, ao lado de outras, tais como diversificação de produtos, diversificação de mercados; joint-ventures, entre outros, principalmente com o aumento da competição provocada pela globalização. Portanto a diferenciação concentra-se na fixação de marcas, em embalagens e inovação.

A produção diferenciada é um importante espaço para a agricultura família que ao invés de concorrer no mercado global por meio de custo e preço, pode oferecer produtos para diferentes nicho de mercado. Para tanto, exigem medidas além da produção diferenciada, como marketing eficiente e posicionamento da empresa cooperativa focada em seu cliente alvo, promovendo as diferenciações de seus produtos para que os consumidores obtêm por eles fornecendo produtos de baixo valor agregado nos mercados abertos

As cooperativas do Paraná são responsáveis pela comercialização de 93% da cevada, 70% da soja, 66% do trigo, 48% do milho, 9% do feijão, 31% do café industrializado, 26% do frango de corte, 57% do leite beneficiado e 34% dos suínos (OCEPAR. 2009).

Produto- commodities: grão, fibras, leite, granel, carne bovina, madeira bruta, suco de laranja. Etc.

Canais de Comercialização: cooperativas, indústria, cerealistas (grupos empresarias nacionais e multinacionais ), mercados de futuros e de opções agropecuários.

Estratégia de comercialização: Liderança em custo e qualidade conforme a exigência do padrão de cada commodites.

Estratégia de comercialização:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com