TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia. Mercado real: o volume de vendas deste produto

Tese: Economia. Mercado real: o volume de vendas deste produto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Tese  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  1.732 Visualizações

Página 1 de 4

A Economia é uma ciência social, seu foco está em compreender como ocorrem as relações entre os indivíduos e as organizações na sociedade do ponto de vista da produção, consumo de mercadorias, de serviços e de bens em geral.

A Economia estuda a alocação dos recursos disponíveis pelos homens co-participantes de uma vida em sociedade, recursos escassos (dinheiro, capacidade de trabalho, energia) entre fins alternativos (lazer, segurança, sucesso) que buscam obter o máximo de benefícios por unidade de gasto, sendo assim um agente racional.

Desemprego, inflação, alteração nas taxas de juros, aumento de impostos entre outros já fazem parte do nosso cotidiano e são de interesse da Economia enquanto ciência, bem como os grandes problemas sociais, exclusão social, a questão do meio ambiente e a crise financeira.

A Economia está dividida em duas áreas mais gerais, de caráter macroeconômico e microeconômico. A teoria microeconômica preocupa-se em explicar o comportamento econômico das unidades individuais representadas pelos consumidores, empresas e pelos proprietários de recursos produtivos

As empresas seriam responsáveis pela oferta dos produtos e serviços tendo como objetivo o lucro máximo. Dos consumidores partiria a demanda pelos produtos e serviços com melhor padrão de atendimento. Já o estado, responsável pela organização e regularização da sociedade, poderia agir como empresário. Dessa interação entre tais agentes tem-se o mercado, local em que compradores e vendedores de bens, serviços ou recursos realizam suas transações. Porém é preciso considerar que o sistema econômico oferece limites e esses limites consistem na escassez da oferta diante da demanda. Isso significa que a sociedade tem recursos limitados, não podendo produzir todos os bens e serviços desejados e cabe à microeconomia estudar como os agentes econômicos dentro do mercado, sob determinado preço e diante das limitações de recursos de produção, tomam decisões.

Mercado é o local no qual agentes econômicos realizam a troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura. Uma economia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como economia de mercado.

Quando nos referimos a mercado, em sentido amplo (conjunto de pessoas capazes de influenciar as vendas de um determinado produto) ou em sentido restrito (conjunto de dados sobre a importância de um produto) existem três classificações:

Mercado real: Volume de vendas de um determinado produto.

Mercado potencial: Estimativa do volume a atingir pelas vendas de um determinado produto

Mercado total: Engloba o mercado potencial de um determinado produto e o mercado dos que não consomem esse produto.

Existem também três tipos básicos de mercados conhecidos pelos estudos econômicos.

Monopólio: é a ausência de concorrentes, resultando na existência de um único fornecedor que tem em suas mãos a vantagem de impor o preço de suas mercadorias. É a pior forma de estruturação mercadológica do ponto de vista da economia, pois os preços são manipulados de acordo com o ofertante.

Oligopólio: São poucos os fornecedores, representando uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita. No oligopólio, os bens produzidos podem ser homogêneos ou possuir alguma diferença sendo que, geralmente, a concorrência se efetua a outros fatores como a qualidade, garantia, fidelização e não tanto ao fator de preço.

Concorrência: é o tipo ideal de comportamento de mercado, é a concorrência perfeita, onde consumidores e produtores encontra-se em total equilíbrio, ambos tendo a necessária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com