TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia PERGUNTA

Ensaio: Economia PERGUNTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Ensaio  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 1 (Valor: 1,5)Emprego e crescimento econômico são variáveis macroeconômicas bastante interdependentes e, sem dúvida, interferem decisivamente nas decisões eleitorais. O texto revela um cenário de reduzida taxa de desemprego aliada a baixos níveis de crescimento econômico. Como esta combinação pode provocar pressão inflacionária caso o Governo deseje estimular um maior crescimento do PIB? Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

R- O governo devera gastar seus recursos com programas e assistências e arrecadar tributos sobre a atividade econômica exercendo a política fiscal que é um dos principais instrumentos ou recursos utilizado do pelo governo para intervir na economia do pais.

Caso o governo estimule um maior crescimento do PIB, terá que baixar as taxas de juros significando maiores investimentos produtivos e com isso também maiores níveis de consumo, assim acabara exercendo uma pressão inflacionaria pelo aumento da demanda agregada.

QUESTÃO 2 (Valor: 1,5) O texto sugere que os preços de energia e combustíveis estariam “segurados artificialmente”. Explique o princípio de formação do preço de equilíbrio em um mercado de concorrência perfeita e conclua se o processo mencionado no texto condiz com esta teoria. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

R- O preço de equilíbrio esta ligado diretamente a oferta e demanda é uma estratégia competitiva de grande importância que é dada pelo equilíbrio dessas duas forças onde a quantidade de produtos e serviços que os compradores desejam e podem comprar e igual as que os vendedores desejam e podem vender.

Através da otimização da relação Preço/Custo/Volume é que uma empresa pode obter um equilíbrio satisfatório sobre os capitais investidos no negocio.

O processo mencionado no texto condiz sim com essa teoria, pois a demanda por combustíveis que provem de um recurso natural (Petróleo) e que se acabara algum dia, vem crescendo e com isso terá que haver aumento de preços para manter um equilíbrio. No entanto não esta ocorrendo esse aumento porque os preços permanecerão segurados artificialmente.

QUESTÃO 3 (Valor: 1,5)O texto admite uma expectativa de inflação elevada em 2015 por conta do ajuste do Governo nessas tarifas de energia e combustíveis. Explique a diferença entre inflação de demanda e inflação de custos e indique qual das duas deverá ser estimulada neste contexto Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

R- Inflação é um fenômeno monetário que se da quando ocorre um aumento generalizado de preços numa determinada economia.

Inflação de custos deriva de um aumento no valor de um insumo utilizado na produção de um bem assim o custo de produção fica mais caro e é repassado para o consumidor.

Inflação de demanda acontece quando se tem um aumento na procura de um determinado bem e o mesmo não corresponde a essa procura, logo a economia se reequilibra através do aumento no preço deste bem.

Devera ser estimulada a inflação de demanda.

QUESTÃO 4 (Valor: 1,5)Expansão do crédito e controle inflacionário encerram o texto como desafios dos Governos para garantir a maior satisfação da população. Quais benefícios seriam esperados para a área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com