TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Sua pergunta

Ensaio: Economia Sua pergunta. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Ensaio  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 7

economia atv 5

0,2 em 0,2 pontos

O crescimento do PIB em termos globais e per capita ao longo do tempo é denominado de Crescimento Econômico. Quando avaliamos o crescimento econômico do Brasil nos últimos anos, percebemos que existe uma correlação muito alta entre o crescimento e o aumento do crédito para as pessoas físicas e empresas. Em relação ao crescimento econômico podemos afirmar que:

I- O aumento do produto pode aumentar em decorrência de fatores quantitativos, como a utilização de quantidades maiores de recursos produtivos, e de fatores qualitativos, como o aumento da produtividade, neste caso valorizando a mão de obra e podendo aumentar a renda do trabalhador;

II- Os fatores como melhoria da educação, mais treinamento para os trabalhadores, aliados a aumento da eficiência na utilização do estoque de capital e maximização na utilização dos recursos disponíveis podem melhorar a eficiência dos fatores de produção e aumentar a produtividade causando um efeito multiplicador que por sua vez vai aumentar o produto.

III- Sabemos que crescimento econômico e desenvolvimento econômico são métricas diferentes e com variáveis diferentes. Crescimento basicamente está relacionado ao aumento do PIB. Já o desenvolvimento busca explicações através de indicadores como desemprego, desigualdade social, índice de pobreza, saúde, entre outras. Logo, como o Brasil vem crescendo seu PIB pode-se afirmar que automaticamente todos os problemas de desenvolvimento social irão ser resolvidos de forma espontânea.

Resposta Selecionada:

Corretac. Apenas a I e II estão corretas.

Resposta Correta:

Corretac. Apenas a I e II estão corretas.

Feedback da resposta:

É consenso nos meios econômicos que somente crescimento, por si só, não resolve os problemas de desenvolvimento da população. São necessárias políticas públicas e planejamento de longo prazo para resolver problemas como o da distribuição de renda, erradicação da pobreza e universalização de educação de qualidade, entre outros. Apenas com investimentos claros voltados para as populações que não tem as mesmas oportunidades, para que o crescimento econômico seja distribuído ao maior número da população, permitindo desenvolvimento para todos.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Há 3 abordagens metodológicas para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) são elas: ótica da produção, ótica da renda e ótica das despesas. A ótica da renda consiste na análise dos fatores que recebem remuneração para produzir o produto total. Vimos que o total do produto pode ser calculado computando-se as despesas de cada setor e, como as despesas de um setor constituem renda para outro, o valor total do produto pode ser analisado computando-se a renda de todos os setores da economia. A renda pode ser observada pela remuneração dos fatores de produção. Identifique entre as alternativas abaixo aquela que apresenta apenas as nomenclaturas que são formas de remuneração.

Resposta Selecionada:

Corretab. Salários, Juros, Lucros e Aluguéis.

Resposta Correta:

Corretab. Salários, Juros, Lucros e Aluguéis.

Feedback da resposta:

A ótica da renda consiste na análise dos fatores que recebem para produzir o produto total. Vimos que o total do produto pode ser calculado computando-se as despesas de cada setor e, como as despesas de um setor constituem renda para outro, o valor total do produto pode ser analisado computando-se a renda de todos os setores da economia. A renda pode ser observada pela remuneração dos fatores de produção. Assim:

Salários (S) = remuneração do trabalho (incluindo os benefícios sociais, contribuições para o serviço social e as aposentadorias)

Juros (J) = remuneração do proprietário do capital financeiro

Lucros (L) = remuneração da capacidade empresarial (ganho das empresas e a renda de seus proprietários)

Aluguéis (A) = renda da cessão do uso de propriedade (terra, lojas, residências, fazendas etc).

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Na capa da edição 972 da revista Exame de 28/07/2010 existem as seguintes afirmações: “CONSUMO: A força que move a economia..... Renda, emprego e crédito estão promovendo um ciclo de consumo inédito.......” Conforme os conceitos sobre PIB e Crescimento econômico, qual afirmação abaixo está INCORRETA:

Resposta Selecionada:

Corretab. Sobre a ótica da Renda, que consiste na análise dos fatores que recebem para produzir o produto total, a renda se eleva quando os fatores de produção têm aumentos reais (descontado a inflação). Aumentos reais dos fatores de produção irão produzir efeito negativo sobre o PIB, ou seja, ele irá diminuir.

Resposta Correta:

Corretab. Sobre a ótica da Renda, que consiste na análise dos fatores que recebem para produzir o produto total, a renda se eleva quando os fatores de produção têm aumentos reais (descontado a inflação). Aumentos reais dos fatores de produção irão produzir efeito negativo sobre o PIB, ou seja, ele irá diminuir.

Feedback da resposta:

Aumentos reais dos fatores de produção irão produzir efeitos POSITIVOS sobre o PIB, ou seja, ele irá AUMENTAR.

Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

A identificação do crescimento econômico de um país passa pela verificação do Produto Interno Bruto (PIB) e se o volume produzido pelo país está em ascensão ou redução ao longo de um período de tempo. Assim, a preocupação com o volume do PIB de um país deixa de ser um mero conhecimento das atividades econômicas em andamento e passa a ser uma forma de analisar o grau de crescimento econômico dos países. A partir do PIB outros indicadores foram construídos com o objetivo de identificar, ainda, o grau de absorção dessa produção por parte dos indivíduos desse país. Identifique nas afirmativas abaixo quais apresentam explicações de indicadores que possuem esse objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com