TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia e seus conceitos básicos

Seminário: Economia e seus conceitos básicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Seminário  •  2.296 Palavras (10 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 10

Economia e seus principais conceitos

Economia é definida como ciência social que estuda de que maneira a sociedade deve usar seus recursos produtivos e escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuir de forma igualitária seus recursos para todos os grupos da sociedade, satisfazendo assim as necessidades humanas.

Essa definição contêm vários conceitos importantes que são a base do estudo da Ciência Econômica. Esses conceitos são:

• Ciência social;

• Escolha;

• Escassez;

• Recursos;

• Produção;

• Distribuição.

Como ciência social, o estudo da teoria econômica pertence ao campo das ciências humanas. A escolha são as decisões humanas que envolvem juízo e valores, dando assim várias interpretações diferentes e várias correntes de pensamento econômico.

Escassez se refere aos limites em que a sociedade tem em seus recursos produtivos, (bens utilizados na produção de outros bens), nos fatores de produção como mão de obra, matéria prima, terra entre outros.

Produção é um tipo de fenômeno econômico que consiste na atuação do homem sobre natureza com o objetivo de obter, através de um determinado processo produtivo, bens incluindo produtos e serviços de modo a satisfazer suas necessidades.

Distribuição em economia se refere à maneira em que a produção ou a renda será distribuída entre indivíduos ou entre fatores de produção (trabalho, terra e capital).

Principais problemas econômicos e principais sistemas econômicos

Os problemas econômicos surgem com a escassez dos recursos ou de fatores de produção associadas as necessidades do homem, e entre os problemas econômicos fundamentais estão:

• Oque e quando produzir: dada a escassez de recursos e produção, a sociedade deverá decidir quais produtos é mais necessário produzir e em que tempo produzir.

• Como produzir: a sociedade terá de escolher como deverá produzir seus produtos usando seus recursos de produção existentes e seus métodos mais eficientes para o menor custo de produção possível.

• Para quem produzir: a sociedade deverá distribuir de forma igualitária á sua produção, quanto mais bem distribuídos seus bens produzidos, mais eficiente e aproveitada será sua produção.

Quanto á classificação do sistema econômico, pode se destacar a existência de dois sistemas distintos: o capitalismo e o socialismo. O sistema capitalista, que predomina na maioria dos países industrializados, é regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção.

Já no sistema socialista, ou economia centralizada, ou ainda economia planificada, as questões fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção, chamados de meios de produção, englobando os bens de capital, terra, prédios, bancos, matéria-prima etc. O sistema socialista tem como objetivo a eliminação de diferenças entre ás classes sociais, e planificar a economia obtendo uma distribuição justa e racional da riqueza social.

Mercantilismo

O mercantilismo era o conjunto de ideias econômicas que considerava a riqueza do estado baseada na quantidade de capital que teria guardado em seus cofres. Naquela época avia a crença de que a riqueza das nações estava na quantidade de ouro e prata que tinha acumulado. Então a saída era acumular ouro e prata através do comércio, que recebeu uma série de características para atender essa necessidade. Nessa época, o acumulo de metais adquire grande importância e aparecem os primeiros relatos sobre a moeda.

Fisiocracia

A fisiocracia é considerada a primeira escola da economia científica. É uma teoria econômica q surgiu para opor ao mercantilismo. Em síntese a fisiocracia se baseia na afirmação de que toda a riqueza era proveniente da terra, da agricultura.

Os fisiocratas sustentavam que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais desejadas pela Providência Divina para a felicidade do homem. Segundo a teoria, como a agricultura era a fonte de riquezas, deveria haver um único imposto, pago pelos proprietários de terra, livrando o resto da sociedade de grandes quantidades de impostos.

Teoria Neoclássica

A partir de 1870 o pensamento econômico passava por um período de incertezas diante de teorias constantes (marxista, clássica e fisiocrata). Esse período só teve fim com a Teoria Neoclássica, em que se modificavam os métodos de estudo econômicos.

Conforme a Teoria Neoclássica, o homem saberia racionalizar e, portanto, equilibraria seus ganhos e seus gastos. Um dos grandes fundadores da teoria Neoclássica foi Alfred Marshall, com a publicação de seu livro, Princípios de economia, publicado em 1890, que serviu como obra básica até a metade do século XX.

Teoria Keynesiana

O keynesianismo é a teoria econômica consolidada pelo economista inglês John Maynard Keynes em seu livro Teoria geral do emprego, dos juros e da moeda e que consiste numa organização político-econômica, opostas às concepções neoliberalistas, fundamentada na afirmação do Estado como agente indispensável de controle da economia, com o objetivo de conduzir a um sistema de pleno emprego.

Sua obra teve grande impacto na época de 1930 onde a economia mundial atravessava uma crise que ficou conhecida como a Grande depressão. A teoria de Keynes consegue mostrar que a combinação de políticas econômicas adotadas até aquele momento, não funcionava adequadamente naquele novo contexto econômico, e aponta para soluções que poderiam tirar o mundo da recessão.

Fontes:

Marcos Antônio Sandoval de Vasconcellos, Manuel Enriquez Garcia, Fundamentos de Economia, 4ª ed. Saraiva, 2012.

http://www.infoescola.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia

CONCEITO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com