TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia empresa em um mercado competitivo

Seminário: Economia empresa em um mercado competitivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2014  •  Seminário  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 2

1. Enuncie os conceitos abaixo mencionados:

a) Lei da oferta - É a relação entre preço e a quantidade ofertada. A quantidade ofertada está positivamente relacionada com o preço do bem. Se aumentar o preço, aumenta a quantidade ofertada. Se reduzir o preço, a quantidade ofertada cai.

b) Receita total – É a quantia paga pelos compradores e recebida pelos vendedores de um bem, calculada como o preço do bem multiplicado pela quantidade vendida.

c) Custo total – É a soma dos produtos entre os preços de cada um dos fatores de produção e a quantidade utilizada.

d) Lucro – É a diferença entre a receita e a despesa de uma empresa em determinado período (um ano, um semestre, etc.).

2. Explique o que se entende por uma firma em um mercado competitivo.

A firma tem que ter uma rentabilidade igual ou superior aos rivais no mercado. Se a sua rentabilidade é inferior à dos seus rivais, embora tenha com que pagar aos seus trabalhadores, fornecedores e accionistas, a médio ou longo prazo estará debilitada até chegar a zero e tornar-se negativa.

3. O que você entende por escala de produção? Explique como e por que ocorrem os rendimentos crescentes, decrescentes e constantes de escala.

Nível de produção a um certo custo médio, obtido por diferentes tamanhos de fábricas ou equipamentos, ou quantidade de máquinas instaladas

Rendimentos Crescentes à Escala – Ocorrem quando um aumento de todos os fatores produtivos leva a um aumento mais do que proporcional do nível de produção. Ex: uma fábrica faz um planejamento em que aumenta 10% os fatores de trabalho, capital e matéria prima, mas a fábrica passa a produzir mais de 10% o produto total.

Rendimento Decrescente à Escala – Ocorrem quando um aumento proporcional de todos os fatores de produção leva a um aumento do que proporcional do produto total. Ex: uma empresa de produção elétrica que descobriu que quando as centrais se tornavam muito grandes, o risco de falha das centrais era muito maior.

Rendimentos Constantes à Escala – Referem-se ao caso em que uma variação de todos os fatores leva a uma variação proporcional da produção. Ex: Se o trabalho, a terra, o capital e outros fatores duplicam, então, sob rendimentos constantes à escala, a produção deverá também duplicar. total

4. Apresente os conceitos de:

Custo total. - É a soma dos produtos entre os preços de cada um dos fatores de produção e a quantidade utilizada.

Custo fixo. - São aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção

Custo marginal. - Representa o acréscimo de custo total que ocorre quando se aumenta a quantidade de bens produzida em uma unidade (ou a redução de custo total após a redução em uma unidade na quantidade produzida).

Custo de oportunidade - Representa o custo associado a uma determinada escolha medido em termos da melhor oportunidade perdida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com