TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação brasileira

Resenha: Educação brasileira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Resenha  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Até meados dos anos 1990, o grande desafio da educação brasileira era garantir que todas as crianças em idade escolar frequentassem as salas de aula. Com esse objetivo alcançado uma nova questão emergiu: como medir o quanto as crianças estão aprendendo e, com isso, garantir a qualidade da educação? Para atender a esse objetivo foi criado em 1990 o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a primeira iniciativa, em escala nacional, para se conhecer o sistema educacional brasileiro em profundidade.

As principais diferenças entre a Provinha Brasil, Prova Brasil e Saeb relacionam-se ao tipo de informações produzidas e ao objetivo de cada uma delas. A Provinha Brasil fornece respostas diretamente aos alfabetizadores e gestores da escola. Enquanto os resultados do Saeb e da Prova Brasil, embora sejam muito úteis a professores e gestores, permitem informações mais amplas no âmbito do sistema educacional do País, estados, municípios e escolas. Reforça-se, assim, a ideia de que esta atual proposta seja uma avaliação diagnóstica – um instrumento pedagógico sem finalidades classificatórias.

Assim, com as informações colhidas, o MEC e as Secretarias estaduais e municipais de Educação identificam as áreas que demandam ações para aprimorar a qualidade da Educação e reduzir as desigualdades.

O presente trabalho trata da importância do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Provinha Brasil e Prova Brasil no cenário atual da educação brasileira. Está organizado em etapas, na primeira etapa, está organizado um texto, de acordo com pesquisas no portal do INEP, do MEC, relacionado a tais avaliações. Na segunda etapa está composta por questões da Provinha Brasil e da Prova Brasil, seguidas de sugestões de atividades relacionadas às questões apresentadas e que possam contribuir no desenvolvimento do aluno para a relização das avaliações acima referenciadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com